Notícias

Cabo Verde reforça laços de parceria e investimento com Portugal no setor do Turismo e Serviços

Os Ministros do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, e da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, receberam esta sexta-feira, 20 de junho, na ilha do Sal, uma delegação empresarial portuguesa liderada pelo Presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços de Portugal, Pedro Machado, à margem do Cabo Verde Investment Forum 2025.

Durante o encontro, o Ministro José Luís Sá Nogueira destacou a sólida cooperação com o empresariado português, com presença relevante no país em áreas como o turismo, atividades náuticas, restauração e serviços. O governante convidou os investidores a continuarem a apostar em Cabo Verde, contribuindo para uma relação mutuamente benéfica.

O Secretário de Estado de Portugal agradeceu a hospitalidade do Governo cabo-verdiano e destacou o compromisso da delegação portuguesa com o desenvolvimento económico de ambos os países irmãos. Reforçou ainda a disponibilidade da AICEP em apoiar e facilitar a concretização de novos investimentos em Cabo Verde.

Por sua vez, o Ministro Eurico Monteiro sublinhou que o Governo está fortemente empenhado em atrair e apoiar o investimento privado, garantindo respostas céleres, responsáveis e adaptadas às necessidades dos empresários.

Para isso, apontou a digitalização da administração pública como eixo estratégico para aumentar a eficiência e a agilidade dos serviços, transformando tempo em oportunidades de investimento viáveis.

Os empresários portugueses presentes reiteraram a confiança no destino Cabo Verde, que consideram seguro, estável e com mão-de-obra qualificada, sobretudo no setor do turismo, que destacaram como um dos fatores diferenciadores do país. Contudo, defenderam melhorias nas infraestruturas, condição essencial para reduzir custos de contexto e garantir investimentos mais eficazes.

Entre os temas discutidos, o Ministro Sá Nogueira lançou o desafio aos investidores portugueses para replicarem no país as suas experiências bem-sucedidas no turismo complementar, sublinhando que a legislação nacional já permite avanços nesta área, ainda que possa ser ajustada.

O ministro destacou ainda o potencial da construção de novas marinas, especialmente na ilha de São Vicente, como forma de potenciar o turismo náutico e atrair novos públicos.

A AICEP reafirmou o seu compromisso em continuar a construir pontes entre os dois países, reforçando o papel de Portugal como principal investidor em Cabo Verde e manifestando a ambição de manter e alargar essa liderança.