Notícias

“A Pro-Garante tem desempenhado um papel essencial no ecossistema do empreendedorismo em Cabo Verde” – Ministro Eurico Monteiro

O Ministro da Promoção do Investimento e Fomento Empresarial reconheceu, esta terça-feira, 24, o importante papel que a Pró-Garante tem desempenhado no ecossistema do empreendedorismo, em Cabo Verde. Eurico Monteiro falava aos jornalistas, durante as celebrações do 7º aniversário desta sociedade de garantia, criada em junho de 2018, como parte integrante do ecossistema financeiro nacional.

“Em termos de resultados, salta à vista uma intervenção com prestação de mais de 3.500 garantias, o que é boa obra, com um valor global de mais de seis milhões e seiscentos mil contos, com um volume de empréstimos acima de 10 milhões de contos e com um impacto muito direto no emprego de mais de 24.500 postos de trabalho”, indicou o governante, para quem estes resultados mostram “claramente” a importância e o papel que esta unidade tem desempenhado em todo o ecossistema.

Um ecossistema que, reitera o Ministro, está “bem desenhado para fomentar o empreendedorismo”, num quadro mais vasto no qual se integra  a formação profissional, fazendo um casamento entre as empresas e as necessidades do mercado de trabalho, ao mesmo tempo que promove o empoderamento dos jovens, desde a fase inicial da ideia de negócio até a fase da concretização do seu objetivo.

O Governante felicitou, por isso, a Pró-Garante, “pelo percurso, pelos resultados e pela criatividade” visivel e suficiente, para se avançar mais, lançando novas soluções, novos projetos e novos produtos.

“O que fez até esta data, o que vem fazendo e aquilo que pretende fazer a curto prazo tem uma importância decisiva naquilo que queremos promover em Cabo Verde, que é o empoderamento do setor privado, um objetivo essencial definido nesta legislatura, tendo em vista a construção de um setor privado forte, pujante e robusto, enquadrado em políticas públicas assertivas, com a melhor garantia que nós temos de crescimento económico e desenvolvimento do país”, reconheceu Eurico Monteiro, num evento marcado pelo lançamento do novo produto – o Protocolo de Garantias Empresarias, assinado pela Pró-Garante e pelo Fundo de Solidariedade Africana, e por testemunhos de beneficiários, segundo os quais, “o crédito da Pró-Garante foi o início de uma grande mudança”.

“A Pró-Garante está a trabalhar arduamente para ajudar os jovens deste país a crescer e a realizar os seus sonhos. O meu eterno agradecimento pela mudança que causou na minha vida e na vida dos colaboradores da Império Doce”, destacou Carlos Semedo, sócio-gerente da Império Doce, befeniciária de um crédito concedido no valor de 1.300.000 escudos.