
O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde sublinhou a partilha de valores e a prosperidade gerada pela parceria entre os Estados Unidos da América e Cabo Verde.
Olavo Correia fez essa afirmação em discurso oficial, no âmbito da celebração dos 249 anos da Independência dos Estados Unidos que decorreu no emblemático Farol Maria Pia, na Cidade da Praia, no dia 2 de julho.
“No dia 4 de julho, comemorado com grande alegria e fervor nos Estados Unidos da América, celebramos também a liberdade que, desde 1776, inspira gerações a defender o direito inalienável à ‘vida, liberdade e busca da felicidade’”, lembrou o governante. “Esses temas continuam a inspirar os americanos que lutam diariamente por um mundo mais justo, sustentável e igualitário.”
À margem das celebrações, Olavo Correia associou a efeméride americana ao momento histórico vivido por Cabo Verde, que assinala este ano 50 anos de independência. “É um marco de reflexão sobre o percurso do nosso país rumo à liberdade, à paz e ao progresso”, afirmou, destacando a “simpática mensagem de Sua Excelência o Presidente Donald Trump dirigida ao nosso Presidente da República”.
O Vice-Primeiro-Ministro aproveitou para projetar cenários futuros de cooperação. “A recente reaproximação, evidenciada nas visitas do ex-Secretário de Estado Antony Blinken e do ex-Presidente Joe Biden a Cabo Verde, demonstra a nossa capacidade de avançar conjuntamente em defesa das instituições democráticas, dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável, da educação e da cultura.”
Olavo Correia lembrou ainda a importância da diáspora cabo-verdiana nos EUA. “Cerca de meio milhão de cabo-verdianos e descendentes vivem nos Estados Unidos, servindo de ponte cultural e humana entre as nossas nações.” Para reforçar estes laços, anunciou uma série de iniciativas pioneiras, incluindo a criação de um Fórum Anual de Investimento Cabo Verde–EUA e programas de intercâmbio académicos em áreas estratégicas como a economia digital e as energias renováveis.
“Para concluir, expresso os meus renovados votos de boa saúde e prosperidade ao povo dos Estados Unidos da América. Que a nossa parceria continue a florescer e a trazer benefícios duradouros para os nossos povos”, finalizou o Ministro das Finanças.
Por sua vez, a embaixadora dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, felicitou Cabo Verde pelos 50 anos de independência e destacou o papel da diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos. “Esta vibrante diáspora tem sido um ponto crucial, promovendo o intercâmbio e o enriquecimento de ambas as nações. Nestes 50 anos, fortalecemos a parceria por meio de diversas iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento do país”, referiu a embaixadora destacando as áreas de formação, segurança, entre outras.
“Gostaria também de destacar a construção do novo complexo para a Embaixada dos Estados Unidos na praia, um investimento significativo que simboliza o nosso compromisso duradouro com Cabo Verde. Esta nova infraestrutura moderna e sustentável reforça a presença diplomática. Ao mesmo tempo, oferece uma oportunidade de aprofundar os laços com a comunidade local e gerar emprego”, concluiu Jennifer Adams.
O evento realizado pela Embaixada dos EUA em Cabo Verde contou com a presença dignitários locais e representantes de organismos internacionais, reforçando o compromisso de Cabo Verde em manter uma diplomacia inovadora com os seus principais parceiros globais.



