Notícias

Ministro José Luís Sá Nogueira destaca compromisso em posicionar o país como um destino global de turismo sustentável, inclusivo e diversificado

O Ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, destacou hoje, na sessão de abertura da III Conferência Internacional do Turismo Rural e de Natureza, em São Jorge, município de São Lourenço dos Órgãos, o compromisso do Governo de Cabo Verde em posicionar o país como um destino global de turismo sustentável, inclusivo e diversificado.

“Queremos com esta conferência reforçar o firme propósito de potenciar os recursos paisagísticos, humanos e culturais do país em produtos turísticos sustentáveis e de alto valor acrescentado, alinhados com o desenvolvimento sustentável e com o cumprimento dos ODS”, afirmou o Ministro.

No seu discurso, sublinhou ainda alguns pontos, como o investimento de 4,7 milhões de contos mobilizados pelo Programa Operacional do Turismo (POT 2022-2026) para projetos ligados ao turismo de natureza, requalificações urbanas e acessibilidades e a importância de ilhas como Santiago, Santo Antão, São Nicolau, Fogo e Brava no desenvolvimento do turismo rural e de natureza.

A aposta na nova companhia aérea Linhas Aéreas de Cabo Verde, que vai garantir maior mobilidade interilhas e apoiar o crescimento do setor turístico também foi um dos pontos sublinhados pelo governante.

A sessão de abertura do evento foi presidida pelo Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia e Silva, com a presença, de entre outros, da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sylvie Millot, do representante do Banco Mundial, bem como uma mensagem especial do Secretário-Geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili.

Sob o lema “Inovação e Sustentabilidade impulsionam o futuro das viagens”, a conferência reúne decisores políticos, académicos, especialistas internacionais, líderes comunitários e operadores turísticos, para debater o papel do turismo de natureza como motor de inclusão territorial, de geração de rendimento e de desenvolvimento sustentável.

Durante o di estão a ser debatidos quatro painéis temáticos, sendo “Políticas públicas no setor do turismo e economia digital”; “Sustentabilidade, património e economia circular”; “Turismo de aventura e caminhos pedestres” e “O papel de Santiago no processo de desenvolvimento do turismo”.

A CITNCV segue as edições anteriores realizadas em Santo Antão e São Nicolau e insere-se na estratégia nacional de diversificação da oferta turística, alinhada com o Programa Operacional do Turismo (POT 2022-2026) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).