
Cabo Verde tem registado avanços significativos no setor digital, como forma de priorizar a prestação dos serviços públicos por via digital. A informação foi avançada à imprensa, na manhã desta quinta-feira, 16, pelo Ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública, Eurico Monteiro, à margem da abertura do EmpoderaTech – Cabo Verde International Summit, evento promovido pela Woman in Tech Cabo Verde, em parceria com a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), com o objetivo de promover o empoderamento feminino e o acesso equitativo às oportunidades no setor tecnológico.
“O progresso de Cabo Verde nesta área tem sido significativo com várias iniciativas que vão sendo lançadas, como, por exemplo, o Portal da Transparência, que lançamos recentemente e o Portal Único dos Serviços Digitais do Estado, que prevemos lançar muito em breve. O diploma já está no Conselho de Ministros e estamos seguros de que ainda este ano teremos esta importante plataforma, na qual estarão integrados todos os websites dos serviços públicos com o objetivo de garantir a interoperabilidade dos sistemas e imprimir maior eficiente e celeridade na prestação dos serviços públicos, que queremos que sejam prioritariamente por via digital”, afirmou o Ministro.
Ainda no que concerne às iniciativas tecnológicas, o governante sublinhou que o Executivo introduziu, “tanto no orçamento do Estado passado, como neste orçamento”, medidas para favorecimento das novas tecnologias, seja a nível de isenções aduaneiras, seja a nível de benefícios fiscais, “muito significativos”, que estimulam a criação de empresas no setor tecnológico.
Eurico Monteiro reconheceu, no entanto, que, não obstante os avanços, no que refere à equidade de género no setor tecnológico, ainda é possível fazer mais, através das políticas de Estado, mas, particularmente, através de uma certa conscientização da sociedade sobre esta problemática.



