“Abordámos o Programa de Ação Climática em curso em Cabo Verde, enquadrado no V Programa Indicativo de Cooperação (PIC 2021–2025), com um financiamento de 10 milhões de euros, que será prolongado por mais 18 meses, com um reforço orçamental de 4,1 milhões de euros”, adiantou o Primeiro Ministro.

O Primeiro Ministro, José Ulisses Correia e Silva, encontra-se de visita oficial ao Grão-Ducado do Luxemburgo, a convite do seu homólogo, Luc Frieden. No encontro entre os dois Chefes do Governo realizado esta manhã, Ulisses Correia e Silva reafirmou o compromisso de Cabo Verde com o aprofundamento das excelentes relações com o Luxemburgo, agradecendo o apoio prestado após a recente tempestade que afetou S. Vicente, Santo Antão e S. Nicolau.
“Conversámos sobre o fortalecimento da cooperação, incluindo a extensão do V Programa Indicativo de Cooperação (PIC) com adendas e aumento de financiamentos e a promoção de Cabo Verde como destino de investimentos privados do Luxemburgo”, anunciou. Os dois governantes falaram ainda sobre a integração exemplar da diáspora cabo-verdiana no Luxemburgo e o seu contributo para ambos os países. “Cabo Verde e Luxemburgo partilham valores essenciais, como a democracia, o multilateralismo e o respeito pelos direitos humanos que enquadram a nossa parceria”, sublinhou.
Mais tarde, Ulisses Correia e Silva e delegação – na qual fazem parte o Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira -, reuniram-se com o Ministro do Ambiente, Clima e Biodiversidade, Serge Wilmes, quem renovou os votos de solidariedade para com Cabo Verde após a passagem da tempestade Erin e reafirmou o compromisso do Luxemburgo com a nossa agenda climática.
“Abordámos o Programa de Ação Climática em curso em Cabo Verde, enquadrado no V Programa Indicativo de Cooperação (PIC 2021–2025), com um financiamento de 10 milhões de euros, que será prolongado por mais 18 meses, com um reforço orçamental de 4,1 milhões de euros”, adiantou o Primeiro Ministro.
Foi anunciado ainda um novo Fundo de Ação Climática Internacional (2026–2031), no valor de 320 milhões de euros, onde Cabo Verde será país prioritário.
“Convergimos na importância de organizar um Side Event conjunto na próxima COP30, no Brasil – a realizar no próximo mês de novembro em Belém -, para apresentar os resultados e reforçar a cooperação entre os nossos países na luta contra as alterações climáticas”, concluiu.
Amanhã, sexta-feira, 17, o Chefe do Governo cabo-verdiano será recebido pelo Presidente da Câmara dos Deputados e pela Comissão dos Assuntos Externos e Europeus. Segue-se uma audiência concedida por Sua Alteza Real o Grão-Duque, Guillaume V, e um encontro com o CEO da Luxinnovation, Sr. Mario Grotz.
A vista termina no sábado, 18, com um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente no Luxemburgo, culminando com o espetáculo do artista Mario Lúcio Sousa, no C.A.P.E – Ettelbruck, em celebração dos 50 anos da Independência Nacional.
Esta visita reveste-se de particular importância para o aprofundamento das relações históricas entre Cabo Verde e o Luxemburgo e reforça a posição de Cabo Verde como parceiro estratégico e confiável no contexto europeu e global.



