
Cabo Verde foi selecionado como uma das principais iniciativas de proteção social no Fórum de Soluções de Doha, realizado à margem da Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social. A iniciativa apresentada, Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema, representa o principal compromisso do Governo de Cabo Verde até 2026.
A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, participou de uma entrevista no palco do Fórum, ao lado de representantes de outros países, como Serra Leoa, explicando os objetivos e resultados da iniciativa cabo-verdiana. Este reconhecimento internacional evidencia o progresso do país na redução da pobreza e no fortalecimento das políticas de inclusão social.
Entre 2015 e 2023, Cabo Verde registou uma redução significativa da pobreza: a pobreza absoluta caiu de 35,5% para 24,75%, enquanto a pobreza extrema diminuiu para metade, passando de 4,56% para 2,28%, segundo o limiar internacional de 2,15 dólares por dia e por pessoa.
O Governo reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento social sustentável, colocando as pessoas no centro das políticas públicas. Os principais objetivos incluem:
Cabo Verde continua a trabalhar para consolidar um desenvolvimento social inclusivo, sustentável e inovador, alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Agenda Africana 2063.



