Notícias

Governo pede esclarecimentos à TCV pela omissão da presença do Primeiro Ministro em Santiago Norte para avaliar estragos provocados pelas chuvas

Ontem, dia 17 de novembro, mais uma vez, para nossa estranheza e preocupação, a TCV omitiu no seu Telejornal, a visita do Chefe do Governo aos Municípios de Santa Cruz, S. Miguel e S. Catarina, sem sequer fazer referencia a esta deslocação ao interior de Santiago para avaliar a natureza, a gravidade da situação de calamidade que atingiu cidadãos, famílias, empresas e organizações e a extensão dos estragos causados pelas chuvas.

Em Carta dirigida à Chefe do Departamento de Informação da Televisão de Cabo Verde, o Gabinete de Comunicação do Executivo manifestou preocupação e estranheza pela ausência, deliberada(?) no espaço informativo do Jornal da Noite, da presença do Primeiro Ministro em Santiago Norte, nomeadamente em Tarrafal, S. Cruz, S. Miguel e Santa Catarina, nos dias 14 – o que só aconteceu às 20h39 -, e no dia 17 de novembro – sem sequer fazer alguma referencia da sua presença nesses municípios -, para avaliar a natureza, a gravidade da situação de calamidade que atingiu cidadãos, famílias, empresas e organizações e a extensão dos estragos causados pelas chuvas.

“Reconhecendo o papel essencialmente relevante dos Órgãos de Comunicação Social na informação e formação da opinião pública e tendo o entendimento da importância que os mesmos têm na consolidação do Estado de Direito Democrático, o Governo de Cabo Verde vem pautando, no exercício das suas funções, por um relacionamento de respeito e cordialidade com toda a imprensa e seus profissionais.

Como é do Vosso conhecimento, a Lei da Comunicação Social é perentória ao estabelecer que “as empresas e os órgãos de comunicação social exercerão as suas atividades em função das responsabilidades que lhes são próprias, garantindo a informação ampla e isenta, a objetividade e verdade da informação, o pluralismo e a não discriminação” (artigo 4º).

Lamentavelmente, esses princípios não terão sido cumpridos em dois casos recentes:

  1. Apesar da solicitação de cobertura jornalística endereçada à TCV (e aos demais órgãos de Comunicação Social), com o envio da Nota de Imprensa, assinada pela Assessora Gilvanete Chantre, da deslocação do “Sr. Primeiro-Ministro a Santiago Norte na sequência dos estragos provocados pelas chuvas”, com o propósito de “fazer uma visita de acompanhamento e avaliação no terreno, no quadro da Proteção Civil”;

A notícia desta visita só(!) veio a ser divulgada nas antenas da TCV, às 20h39, do dia 14 de novembro.

https://www.youtube.com/watch?v=o0-2iZlKIA4

  1. Ontem, dia 17 de novembro, mais uma vez, para nossa estranheza e preocupação, a TCV omitiu no seu Telejornal, a visita do Chefe do Governo aos Municípios de Santa Cruz, S. Miguel e S. Catarina, sem sequer fazer referencia a esta deslocação ao interior de Santiago para avaliar a natureza, a gravidade da situação de calamidade que atingiu cidadãos, famílias, empresas e organizações e a extensão dos estragos causados pelas chuvas.

O que só veio a acontecer no Jornal da Tarde, de hoje, 18 de novembro, pondo em causa o dever mínimo de informação ao público da visita em referência, ainda que pudesse, eventualmente, ter ocorrido alguma dificuldade técnica ou logística, e ter estado na origem dessa omissão.

O Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo vê com preocupação e estranheza situações, que esperemos não terão sido deliberadas, e, se possível, gostaríamos de conhecer os reais motivos por detrás da decisão da Televisão Pública, nesta matéria, em tão curto espaço de tempo. “

O Gabinete de Comunicação e Imagem.