Notícias

Ministro Eurico Monteiro entrega Prémio Distinção Especial a antigos presidentes da CCS durante XII Gala da agremiação empresarial

O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial procedeu à entrega, na noite deste sábado, 22 de novembro, do Prémio Distinção Especial aos antigos Presidentes da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) – Orlando Mascarenhas, Paulo Lima e Jorge Spencer Lima –, homenageados durante a XII Gala da instituição, um dos mais importantes momentos de celebração e reconhecimento do setor privado nacional, realizado anualmente, na Cidade da Praia, e que este ano marca os 30 anos da CCS.

Na ocasião, na qual se revelou verdadeiramente honrado pela oportunidade de entregar a distinção às “ilustres personalidades”, Eurico Monteiro destacou o contributo determinante dos homenageados para o setor empresarial e para o desenvolvimento do país, salientando o papel estratégico das Câmaras de Comércio na parceria com o Governo, sobretudo, na promoção do diálogo entre o setor público e o empresarial.

“Nós encontramos nas Câmaras do Comércio o parceiro ideal para conversar; um parceiro que seja capaz de fazer a integração dos empresários e construir uma visão global e transformador sobre a nossa economia e sobre o nosso país”, afirmou o Ministro.

Eurico Monteiro dirigiu uma palavra particular ao primeiro Presidente da CCS, Orlando Mascarenhas, com quem revelou uma ligação pessoal e antiga na Central das Cooperativas, destacando a sua capacidade de liderança, em momentos cruciais. “Nos momentos decisivos, era quase sempre ele, o suspeito de costume, a desempenhar o seu papel com competência e dedicação”, afirmou.

Um distinto e ilustre cidadão da Praia, cuja “experiência, bom senso e entrega marcaram gerações e contribuíram profundamente para a história da Cidade e do País”, descreveu o governante, sublinhando a capacidade multifacetada de Orlando Mascarenhas, enquanto gestor, homem do comércio e ativista social, sempre com “a simpatia, generosidade, elegância e serenidade, que lhe são característicos”.

O Ministro deixou, igualmente, uma palavra de reconhecimento aos demais antigos presidentes da CCS, Paulo Lima, cujo prémio foi recebido pela filha, Késsia Lima, e Jorge Spencer Lima, cujo prémio foi recebido pelo antogo presidente da Associação de Empresários, Fernando Moeda, sublinhando a importância das sucessivas lideranças para o fortalecimento da instituição.

Eurico Monteiro concluiu agradecendo, em nome do Governo de Cabo Verde, o contributo de todos os líderes que marcaram a história da CCS e reforçando o compromisso de continuar a trabalhar lado a lado com o setor privado para o progresso nacional.