Notícias

Ministro Alexandre Monteiro preside abertura do XI Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de energia

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, Presidiu na manhã de hoje, 25 de novembro, a abertura do XI simpósio Germano-Cabo-Verdiano de energia, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria, Luso-Alemã.

Fornecimento Energético Sustentável: Foco Minigrids, Autoconsumo e Comunidades Energéticas para Comércio, Indústria e Agricultura em Cabo Verde”, foi o tema escolhido este ano para assinalar 11 anos de fomento de parcerias entre a Alemanha e Cabo Verde para o setor da energia.

Uma temática que, segundo o Ministro,“tem um papel importante” no percurso da transição energética. “Estamos a falar de sistemas descentralizadas que já estão a contribuir. Nos últimos anos temos tido uma boa resposta na massificação da auto-produção para o autoconsumo que hoje, já representa 30MW de consumo, já poupa o país de mais de 5 mil toneladas de importação de combustíveis.

Este simpósio é parte integrante da XI Missão Empresarial Alemã de Energia e para esta edição reúne seis empresas alemãs que irão apresentar as suas inovações e explorar oportunidades de cooperação com empresas locais.

“Temos um grande potencial, mas também desafios reais de aumentar a capacidade de produção, armazenagem e modernização das redes de energia, mas essas necessidades representam também oportunidades de negócios e de investimentos no sector. A Alemanha é um país avançado nas tecnologias de transição energética e nós esperamos que neste simpósio as reuniões bilaterais sejam oportunidades para alinhar interesses, identificar projetos e concretizar negócios. Cabo verde precisa de soluções e de parceiros comprometidos para acelerar a sua transição energética e esta missão oferece esse ambiente.” Concluiu.

Nos últimos 11 anos, a CCILA tem sido um agente crucial no apoio ao desenvolvimento sustentável do setor energético cabo-verdiano, facilitando a transferência de know-how e promovendo parcerias entre empresas alemãs e cabo-verdianas. Este esforço contínuo resultou em inúmeros projetos concretos, contribuindo significativamente para o progresso das energias renováveis em Cabo Verde.