
Nos dias 26 e 27 de novembro, a Ministra da Justiça, Joana Rosa, participa na 93.º reunião da Assembleia Geral da Interpol que decorre em Marraquexe, Marrocos. Nessa reunião, serão eleitos novos dirigentes daquele organismo e a apresentados dos mais variados temas associados aos trabalhos da Interpol, nomeadamente a presença de mulheres na Polícia, o combate ao cybercrIme, plano estratégico para o horizonte 2026-2030, entre outros.
Durante a sua estada em Marrocos, Joana Rosa irá manter contatos com os candidatos de alguns países concorrentes aos cargos, designadamente a França, a Nigéria, a Turquia, a Hungria e a China, todos estes países procuram apoios nas votações. Os encontros também servem para reforçar e, nalguns casos, explorar áreas de cooperação no setor da justiça, fundamentalmente no âmbito da atuação da Polícia Judiciária. As votações acontecem hoje 27 de novembro.
Já amanhã, dia 28, a Ministra vai participar num Diálogo de Alto Nível, cujo tema será o mapeamento do futuro dos mercados de drogas na África Ocidental: drogas sintéticas, cocaína, dinheiro criminoso e respostas estratégicas., organizado pelo Reino dos Países Baixos e pela Iniciativa Global, a ter lugar em Accra, Gana.
Esse diálogo, que irá envolver uma série de representantes governamentais regionais e internacionais, representantes da sociedade civil, organizações internacionais e profissionais, para construir apoio político e identificar medidas concretas necessárias para catalisar ações de combate ao tráfico de drogas na África Ocidental, dará início a um mapeamento preliminar dos mercados de cocaína e drogas sintéticas em toda a África Ocidental. O mapeamento destacará lacunas nas evidências e traçará tendências emergentes em toda a região.
Por outro lado, o diálogo busca construir coalizões de partes interessadas que procuram abordar os impactos dos mercados de drogas e impulsionar respostas.
De realçar que a Ministra está sendo acompanhada nessa dupla missão pelo Diretor da Polícia Judiciária, Manuel da Lomba.



