Notícias

“A força da juventude e do empreendedorismo jovem é que fazem um país avançar” – Ulisses Correia e Silva

Para Ulisses Correia e Silva, foi gratificante ouvir de viva voz os testemunhos dos jovens. “Aquilo que melhor retrata a efectividade e o sucesso destas políticas é poder ouvir aqueles que delas beneficiam, ouvir os depoimentos daqueles que aproveitaram as oportunidades, mas, ao mesmo tempo, dar a conhecer os instrumentos colocados à disposição dos jovens pelo Governo”.

O Primeiro Ministro, José Ulisses Correia e Silva, disse hoje, em S. Vicente, que a atitude e a força dos jovens que apostam no empreendedorismo é que faz o país avançar. “Temos muitos jovens com talento e atitude empreendedora. A força da juventude, do empreendedorismo jovem, é que faz um país avançar. E quando falo do sucesso do país, falo do sucesso individual e familiar de cada jovem”, afirmou.

O Chefe do Executivo fez essas declarações durante a conversar aberta com os jovens mindelenses sob o lema Agarrá bo oportunidade, Construí bo futur” na qual estiveram presentes centenas de jovens formandos do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Escola do Mar e da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde no Tech Park do Mindelo.

“Estivemos em contacto com estes jovens, para os ouvir, mas acima de tudo, transmitir as políticas públicas do Governo, do ecossistema que integra assistência técnica, qualificação profissional, financiamento e fiscalidade favoráveis, orientados para o emprego e para o empreendedorismo, com muito sucesso em todo o país”, esclareceu.

Para Ulisses Correia e Silva, foi gratificante ouvir de viva voz os testemunhos dos jovens. “Aquilo que melhor retrata a efectividade e o sucesso destas políticas é poder ouvir aqueles que delas beneficiam, ouvir os depoimentos daqueles que aproveitaram as oportunidades, mas, ao mesmo tempo, dar a conhecer os instrumentos colocados à disposição dos jovens pelo Governo”, sublinhou, adiantando que hoje, muitos jovens criam o seu próprio negócio, micro e pequenas empresas, start ups, criam rendimento e actividade económica para eles, criam emprego para os outros.

No encontro desta tarde, coube a Eurico Monteiro, Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial que na ocasião, apontou as projeções para mais de 11 mil beneficiários na formação profissional, em 2026, que incluem, 2.060 estágios profissionais, 250 empresas apoiadas na contratação e cerca de 2.000 projetos de empreendedorismo assistidos.