Notícias

Ministro do Mar visita Ilha do Maio com foco no reforço da pesca artesanal e valorização da Economia Azul

No último sábado, 20, o Ministro do Mar, Jorge Santos, realizou uma visita de trabalho à ilha do Maio, com o objetivo de fortalecer a pesca artesanal e promover a valorização da Economia Azul. A agenda do Ministro incluiu várias ações voltadas para o apoio aos pescadores e ao desenvolvimento da atividade pesqueira local.

O primeiro ponto da agenda foi na delegação do MAA naquela ilha, onde Jorge Santos presidiu à entrega de cinco motores de pesca artesanal, destinados a igual número de pescadores da ilha. O objetivo da ação foi melhorar as condições de trabalho dos profissionais da pesca, promovendo maior eficiência nas suas atividades.

Em seguida, o Ministro entregou quatro malas térmicas às peixeiras da ilha, com a finalidade de aprimorar a conservação do pescado e garantir a qualidade do produto comercializado. Durante esses encontros, o governante aproveitou para reforçar a importância do Fundo Autónomo de Pescas, destacando que este recurso está disponível para apoiar os profissionais do mar em projetos essenciais para o desenvolvimento e valorização do setor pesqueiro.

Jorge Santos também visitou as obras em andamento no Porto Inglês, incluindo o desassoreamento do porto, assegurando que a areia vai ser reposicionada. Outro ponto foi a construção do novo Mercado de Peixe, um investimento crucial para organizar a cadeia de valor do pescado e dinamizar a economia local, tendo assegurado que a questão do financiamento, que havia impactado o andamento da obra, já foi prontamente solucionada e que a construção será retomada no início do próximo ano, com o objetivo de concluir as obras no prazo previsto.

No que diz respeito à zona de Porto Cais, o governante garantiu que o Ministério do Mar, em parceria com a Câmara Municipal, vai avançar com a construção de abrigos para pescadores, atendendo a uma importante reivindicação da categoria.

Em Calheta, a delegação do Ministro reuniu-se com mulheres envolvidas nas unidades de produção de gelo e transformação de pescado. Durante o encontro, ressaltou a relevância do Fundo Autónomo de Pescas para o fortalecimento da pesca local e incentivou as profissionais a aproveitarem o fundo para aprimorar seus projetos e expandir suas atividades.