“Abordámos temas centrais como os transportes marítimos, com o regresso do navio Praia d’Aguada e investimentos em novos barcos, assim como o reforço da infraestrutura portuária, incluindo a gestão transparente de inertes”, sublinhou, garantindo que em janeiro, o Governo irá inaugurar o terminal modernizado do aeródromo, com iluminação da pista já concluída.

O Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, classificou de “excelente” o encontro realizado na manhã de hoje com o setor empresarial da ilha do Fogo, onde apresentou a visão estratégica do governo para o horizonte 2026-2031 e as principais medidas do Orçamento do Estado para 2026. “Foi um momento de diálogo franco e construtivo com empresários, dirigentes, jovens, agentes culturais e desportivos”, disse.
“Abordámos temas centrais como os transportes marítimos, com o regresso do navio Praia d’Aguada e investimentos em novos barcos, assim como o reforço da infraestrutura portuária, incluindo a gestão transparente de inertes”, sublinhou, garantindo que em janeiro, o Governo irá inaugurar o terminal modernizado do aeródromo, com iluminação da pista já concluída.
Na agricultura, destacou o avanço na captação de água subterrânea e a necessidade de apostar na agroindústria e na certificação. “A criação de um centro logístico de pós-colheita será decisiva para garantir acesso a novos mercados, como Sal e Boa Vista”, apontou o Chefe do Governo, dizendo que o Executivo “está comprometido em ouvir, resolver problemas e acelerar os investimentos”.
Ulisses Correia e delegação que o acompanha estiveram na tarde de ontem em Chã das Caldeiras onde tiveram a oportunidade de testemunhar avanços importantes no desenvolvimento desta aldeia turística. “Assinámos com a Câmara Municipal de Santa Catarina um contrato para reabilitação da estrada entre o Parque Natural e a Cova Tina, um investimento superior a 44 mil contos que irá melhorar significativamente o acesso numa zona de forte circulação de turistas e moradores”, anotou.
Visitaram igualmente a expansão da central fotovoltaica, que garantirá autonomia energética a Chã, e as obras das 39 casas sociais em fase avançada, com boas condições de habitação, acesso a água, energia, telecomunicações e saneamento. “É um compromisso antigo que estamos a concretizar com qualidade”, disse.
“Estamos ainda a criar condições para instalação de sanitários públicos, essenciais para quem nos visita. Resolvemos pendências financeiras com o Fundo do Turismo, permitindo à Câmara desbloquear investimentos. Estamos a devolver a Chã uma comunidade mais digna e estruturada”, concluiu.
Depois de Chã das Caldeiras o Chefe do Governo seguiu para os Mosteiros, com o reforço da parceria entre o Governo e a Câmara Municipal na agenda espelhado na assinatura de protocolos importantes. Um para a reabilitação da Escola de Canal, outro para o reforço da gestão de resíduos sólidos, criando melhores condições de recolha e transporte para o aterro sanitário de São Filipe.
Foi assinado ainda o contrato da empreitada para a requalificação da Orla Marítima de Queimada Guincho, um projeto transformador que trará novas valências de lazer e dinamização económica à frente marítima da cidade.
O Primeiro Ministro visitou as obras em curso, incluindo a reconstrução da Escola de Canal, requalificação urbana e construção do Complexo Educativo das Zonas Altas, anotando que as obras de asfaltagem das vias urbanas arrancam em breve. “O Governo assegura 130 mil contos, e os materiais já estão a caminho”, informou.
“Reafirmo também o compromisso com a reabilitação faseada do Estádio Municipal, valorizando o desporto e o talento dos jovens mosteirenses”, rematou Ulisses Correia e Silva no final do segundo dia de visita à ilha do Fogo.



