
O navio Praia de Aguada, destinado ao reforço do transporte marítimo inter-ilhas, recebeu hoje o certificado, depois de concluir, esta segunda-feira, 29 de dezembro, os testes de mar e a inspeção técnica pelo Instituto Marítimo e Portuário (IMP).
Com a certificação concluída, está previsto que o navio entre em operação antes do final do ano, reforçando ligações regulares de transporte inter-ilhas de passageiros e carga, reforçando a mobilidade marítima no país, em particular nas ilhas do Sul. A Praia de Aguada tem a capacidade de transportar contentores de 20 e 40 pés, para além de viaturas e carga à granel.
De acordo com o plano operacional definido, o Praia de Aguada irá assegurar:
O navio pertence à Cabo Verde Fast Ferry (CVFF) e será explorado pela empresa Polaris, ao abrigo de um contrato de afretamento a casco nu, permitindo uma resposta mais célere e eficiente às necessidades de transporte marítimo de passageiros e mercadorias. A entrada em operação do navio Praia de Aguada será um mais valia sobretudo para o transporte de carga para Fogo, Brava e Maio.
A entrada em funcionamento do Praia de Aguada surge como resposta concreta às preocupações manifestadas por agentes económicos e populações, sobretudo nas ilhas do Fogo, Brava e Maio, contribuindo para o reforço da conectividade, da atividade económica e da coesão territorial.
O Governo reafirma, assim, o seu compromisso com a melhoria contínua do sistema de transportes marítimos nacionais.



