Notícias

Governo lança Skodji Digital para criar oportunidades de emprego e rendimento para jovens

O Governo de Cabo Verde apresentou publicamente, esta terça-feira, 27 de janeiro, o programa Skodji Digital, uma iniciativa nacional de capacitação digital e empoderamento económico destinada a criar oportunidades de emprego e rendimento digital para a juventude cabo-verdiana.

A cerimónia de lançamento foi presidida pelo Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, em representação do Governo, e contou com a participação do Diretor-Geral das Telecomunicações e Economia Digital (DGTED), Milton Cabral, dirigentes da administração pública, jovens, parceiros do ecossistema, representantes de organismos internacionais, empreendedores e associações juvenis, tanto de forma presencial como online.

Na ocasião, Pedro Lopes destacou a importância desta iniciativa, que irá, nesta primeira fase, apoiar diretamente 1.050 participantes, incluindo jovens residentes no território nacional e na diáspora.

“Importantes para a juventude que está a começar, importantes para quem já tem algum nível de competências e, também, para quem está numa fase mais avançada. Por isso, temos aqui três tracks: um de activation, outro de upskilling e outro de reskilling, que permitem, exatamente, esta transversalidade, com diferentes formações”, afirmou.

Segundo Pedro Lopes, não se pode falar em economia digital sem capacitar as pessoas, sendo essa a base do processo. “Queremos construir, exatamente, com aqueles que estão no terreno – associações juvenis, organizações não governamentais – e, também, incluir a nossa diáspora”, referiu o Secretário de Estado, sublinhando que o Executivo acredita que Cabo Verde pode afirmar-se como um hub de serviços na área da economia digital.

O Secretário de Estado da Economia Digital afirmou ainda que o Governo assume a responsabilidade de financiar este tipo de formações por acreditar no potencial da juventude cabo-verdiana, sublinhando que os jovens devem agarrar as oportunidades criadas.

Segundo o Executivo, o Skodji Digital representa não apenas uma oportunidade para o país, mas também para que jovens de todas as ilhas de Cabo Verde possam trabalhar no mercado internacional, através do desenvolvimento de competências digitais.

Pedro Lopes destacou igualmente que o programa envolve um investimento de cerca de 400 mil euros, correspondentes a mais de 45 mil contos, classificando-o como um investimento estratégico no futuro da nação.

As candidaturas ao programa já estão abertas e estarão disponíveis até 25 de fevereiro, através da plataforma https://www.skodjidigital.cv/, sendo que a fase de formação, dependendo do seu tipo, terá uma duração variável entre dois e seis meses.

O Skodji Digital foi concebido para permitir que até 3.000 jovens cabo-verdianos adquiram competências digitais, participem na economia global de trabalho independente (gig economy), acedam a oportunidades de trabalho remoto e desenvolvam micro-negócios digitais.

A Fase 1 do programa é financiada pelo Banco Mundial, através do Projeto Digital Cabo Verde, e é implementada pelo Ministério da Economia Digital, com apoio técnico de um consórcio de parceiros nacionais e internacionais.

O programa responde às exigências atuais do mercado de trabalho, onde as competências digitais e o trabalho remoto assumem um papel crescente na geração de rendimento e no reforço da competitividade económica.

O Skodji Digital prevê formação estruturada em competências digitais alinhadas com a procura do mercado global, acesso orientado a plataformas internacionais de emprego digital e trabalho independente, ativação de carreiras em setores digitais emergentes e percursos para o empreendedorismo digital e a criação de micro-iniciativas empresariais.