
O Ministro da Educação realçou a importância da convergência política e da “consciência tranquila” no fecho de um ciclo marcado pela maior reforma curricular da história de Cabo Verde. Amadeu Cruz fez estas considerações no encerramento do Conselho Alargado do Ministério da Educação (CAME), realizado quinta-feira, 29 de janeiro, na Escola Técnica João Varela, em Porto Novo, S. Antão.
Num discurso marcado pelo tom de prestação de contas e sob a premissa de que os interesses do país devem estar acima de quaisquer outros, Amadeu Cruz apelou à união nacional e à colaboração estreita com as autarquias, independentemente da cor política. Na ocasião enalteceu a parceria com a Câmara Municipal do Porto Novo, materializada na assinatura do contrato-programa para o Jardim de Infância de Lagedos.
Para o Ministro, este é o exemplo de que o Governo exerce competências “em nome do povo e para o povo”. Reiterou ainda que a gestão dos jardins de infância e a remuneração das monitoras continuam a ser competência das câmaras, num processo de descentralização que o Executivo não pretende reverter.
Um dos pontos centrais foi a apresentação dos resultados pedagógicos do primeiro trimestre de 2025-2026. Amadeu Cruz afirmou que a reforma curricular, agora completa com manuais do 1.º ao 12.º ano, já produz frutos.
“91% de positivas no ensino básico e secundário (com o 12.º ano a superar os 93%). A taxa de abandono no ensino básico caiu de 6,1% (em 2016) para os atuais 0,8%. O sistema de avaliação e a nova matriz curricular visam aproximar Cabo Verde aos padrões da OCDE”, disse Amadeu Cruz.
Para garantir que “nenhuma criança fique fora do sistema”, o governante destacou o reforço da ação social escolar, com a distribuição de kits e o aumento do programa de alimentação. Sobre o transporte escolar, o Ministério mantém protocolos com as autarquias para garantir a gestão local dos recursos sem discriminação. No campo digital, todas as escolas secundárias contam agora com laboratórios e acesso à internet, com planos de expansão para o Ensino Básico em curso.
Mais de 350 escolas com intervenções e reabilitações profundas
O parque escolar sofreu uma transformação profunda. Amadeu Cruz elencou a reabilitação de mais de 350 escolas que tiveram reabilitações e intervenções profundas em ilhas como Brava, Boa Vista, Sal e Fogo. Em Porto Novo, segundo o Ministro, estão previstas a modernização do antigo Ciclo Preparatório e a reabilitação das escolas de Lombo Figueira e Altomira. Com o apoio do Luxemburgo, todas as escolas estão a ser dotadas de casas de banho modernas.
Com uma taxa de cobertura de 23% e cerca de 4.200 bolseiros (quase metade da população universitária), o Governo aposta na descentralização académica.
“Estamos a trabalhar na consolidação do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias em Santo Antão, ao mesmo tempo que focamos na Vulcanologia, no Fogo e na consolidação do ISAT, no Sal. Em São Vicente, o nosso compromisso é com a consolidação da Universidade Técnica com Reitoria Autónoma, integrando o ISECMAR nas dinâmicas da Economia Azul. Paralelamente, estamos a investir em residências universitárias, com a construção de novos alojamentos na Praia e em São Vicente, para reduzir as assimetrias insulares
No que toca aos recursos humanos, Amadeu Cruz sublinhou a regularização de pendências que se arrastavam desde 2008 e a implementação do PCFR, que garantiu aumentos superiores a 20% para a maioria dos docentes. Anunciou ainda que o PCFR para o pessoal técnico e operacional (cozinheiras e condutores) e para a inspeção (IGER) está em fase de finalização.
Ao encerrar, Amadeu Cruz assumiu uma postura de humildade, reconhecendo as limitações mas reafirmando a dedicação total. “Estamos de consciência tranquila, tudo fizemos para melhorar os indicadores educativos. A educação deve unir os cabo-verdianos”, concluiu, entregando os resultados à nação como um triunfo coletivo.
No último dia do CAME, foram apresentados os manuais escolares por um representante da Porto Editora. A ocasião serviu igualmente para a apresentação do Regulamento da 4ª edição das Olimpíadas do Desporto Escolar e para homenagens.



