Notícias

Ministros da Saúde de Cabo Verde e de Portugal congratulam-se com os resultados do projeto ONESVEC

Durante a apresentação, realizada quinta-feira, 29 de janeiro, dos resultados do Projeto de Investigação “Uma ação de saúde para melhorar a vigilância de doenças transmitidas por vetores em Cabo Verde” (ONESVEC), os Ministros da Saúde de Cabo Verde e de Portugal manifestaram satisfação com os resultados alcançados no âmbito da implementação do projeto em ambos os países.

Segundo Jorge Figueiredo, este projeto representa um marco concreto no reforço das capacidades do país na vigilância epidemiológica das doenças transmitidas por vetores e de resposta integrada, permitindo articular de forma muito concreta o conceito de “ONE Health”, ao integrar a saúde humana, ambiental e animal.

Sublinhou ainda o papel central do Instituto Nacional de Saúde Pública, enquanto pilar da vigilância e da inteligência em saúde de Cabo Verde bem como a colaboração do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, parceiro do Projeto, cuja liderança técnica tem sido determinante, desde os primeiros protocolos assinado em 2018.

A Ministra da Saúde de Portugal, Ana Paula Martins, realçou o grande envolvimento dos profissionais de saúde, nomeadamente os técnicos de laboratórios, médicos veterinários, entre outros em que resultou na formação de mais de 120 profissionais nas áreas que reforça o conhecimento local ao nível dos vetores transmissores de doenças.

Segundo a investigadora principal cabo-verdiana, Silvania Leal, também ela responsável do laboratório de Entomologia Médica do INSP, um dos grandes resultados do Projeto é a identificação de nova espécies e parasitas transmissor de vírus.

“Identificámos uma nova espécie de flebótomo, associada à transmissão de parasitas e vírus. Contudo, a espécie encontrada em Cabo Verde não está ligada à transmissão de agentes infeciosos”, precisou.

Apesar de não representar, para já, um risco direto para a saúde pública, Silvânia Leal considerou que a descoberta constitui um avanço relevante no conhecimento científico sobre os vetores existentes no arquipélago.

“Este tipo de identificação permite melhorar a vigilância e antecipar potenciais riscos”, sublinhou.

No seu entender, o projeto ONESVEC contribuiu igualmente para o reforço da capacidade nacional de diagnóstico e vigilância entomológica.

O Projeto ONESVEC é uma iniciativa de investigação enquadrada no conceito “Uma Só Saúde”, que visa reforçar o conhecimento, a investigação e a vigilância das doenças transmitidas por vetores — nomeadamente mosquitos e carraças – em Cabo Verde.

Este projeto foi proposto pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), de Portugal, e desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP), o Ministério da Agricultura e Ambiente, a Direção-Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, a ONG Bons Amigos, contando ainda com a colaboração de diversas entidades de Portugal e de Cabo Verde.