Notícias

Acordo de Parceria para a Mobilidade é ganho para Cabo Verde, África e para a Europa

"É um sinal de que as coisas estão a avançar em termos de Parceria Espacial com a União Europeia e estamos a conseguir ganhos fundamentais nesse processo", afirma o Primeiro Ministro que considera esta decisão da Comissão Europeia de avançar com as negociações, de "um ganho extraordinário para Cabo Verde e os cabo-verdianos".

Mas é também, aponta, "um ganho para a Europa porque o reforço das relações da Europa com Cabo Verde é importante para aquele continente e é importante para a África".

Sobre o trabalho que o Governo e a Diplomacia cabo-verdiana tem estado a fazer no que envolve esse dossier da Parceria Especial com a União Europeia, José Maria Neves diz-se "orgulhoso" por tudo o que já se conseguiu e por mais esta decisão da Comissão Europeia.

Contudo, o líder do Governo diz estar ciente de que se deve continuar a trabalhar, "porque a Parceria Especial é um caminho longo que deve ser feito a partir desses ganhos.

Recorda-se que Cabo Verde já conseguiu os apoios de Portugal, Espanha, França, Bélgica e Luxemburgo relativo ao Acordo de Mobilidade, e conseguiu recentemente, o apoio também da Holanda nesse sentido.

Assim, o Governo está optimista de que no futuro será possível conseguir realizar o objectivo maior que é a liberalização dos vistos para os cabo-verdianos entrarem nos territórios dos 27 países membros da União Europeia.