Notícias

20ª equipa médica chinesa termina missão em Cabo Verde com mais de 3 mil atendimentos feitos

A cerimónia de despedida aconteceu na tarde de sexta-feira, 03 de maio, na sede da Associação de Amizade Cabo Verde China, Amicachi, na cidade da Praia. O ato contou com as presenças da Diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, em representação do Ministério da Saúde, e do Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie.

A Diretora Nacional da Saúde afirmou na sua intervenção que é com um o sentimento de gratidão e reconhecimento que o país se despede dos 8 profissionais que durante 2 anos dedicaram suas vidas ao serviço do povo Cabo-verdiano, numa missão de humanismo, solidariedade e compromisso para com a saúde.

Ângela Gomes considerou excelente atuação da equipa que soube contribuir e impactar para melhoria do Sistema Nacional de Saúde, pois estes profissionais não trabalharam somente no domínio hospitalar, mas também nos domínios da atenção primaria e comunitária e descentraram as atividades ao nível de toda a ilha de Santiago.

O Embaixador da China em Cabo Verde, por sua vez, considerou que as relações entre a República Popular da China e Cabo Verde entra numa nova fase e enfrenta novas oportunidades de desenvolvimento e, particularmente, a cooperação na área da saúde tem amplas perspetivas. Xu Jie, disse que o envio de equipas médicas chinesas demostra o conceito essencial de construir uma comunidade com o futuro compartilhado e uma medida importante no âmbito dos novos projetos aprovado de cooperação China-Africa.

Ainda, aproveitou a oportunidade para agradecer o Governo de Cabo Verde pela Cooperação na área de saúde e por todo apoio que tem prestado as equipas médicas chinesas, afirmando que o seu país irá continuar a colaborar com Cabo Verde para levar adiante esta cooperação e escrever conjuntamente um novo capítulo da cooperação amistosa China-Cabo Verde.

De informar que 20ª equipa medica chinesa, constituído por 8 médicos especialistas em diversas áreas, chegou a Cabo Verde em setembro de 2022, para uma missão de 20 meses. Os medicos especialistas em ginecologia obstetra, medicina tradicional chinesa e acupuntura, neurocirurgia, cuidados intensivos, anestesia e cirurgia geral atenderam no hospital Dr. Agostinho Neto 3193 pacientes em consultas, 2562 pacientes internados, 2866 cirurgias e salvaram 908 pacientes em estado critico, 1009 administração de anestesia, 2882 pacientes receberam tratamento de medicina tradicional chinesa, 536 partos foram realizados e realizaram mais de 30 consultas descentralizadas. A equipa chinesa interveio ainda nas áreas de formação e treinamento para mais de 300 profissionais, auxiliou o país na criação do primeiro centro de cuidados intensivos do país.

O Ministério da Saúde em um gesto de reconhecimento, atribuiu um certificado a todos os integrantes da 20ª equipa medica chinesa.

O país recebe, com o encerramento dos 22 meses da jornada da 20ª equipa médicos chineses, a 21 equipa medica.

A Diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, afirmou que é com enorme gosto que o Ministério da Saúde recebe a 21ª equipa da missão médica chinesa e garantiu que as autoridades darão todo o apoio para se sentirem em casa. Referiu que a parceria entre Cabo Verde e China vem de longa data e com resultados muito satisfatórios especialmente na área da saúde e augurou que novas ações na área da formação especializada de gestão e de liderança em saúde possam vir a ser realizadas.

De relembrar que a Cooperação médica com a República Popular da China tem décadas de existência, pois a primeira equipa chegou a Cabo Verde em 1984 e, hoje totaliza-se 21 equipas enviadas, cerca de 200 médicos em diferentes especialidades, sendo que este ano marca o 40º aniversário desta cooperação na área da saúde.