Notícias

Cabo Verde e China ambicionam nova largada da cooperação bilateral

No seu primeiro dia de trabalho em solo chinês, ainda na parte da manhã, o Primeiro-Ministro encontrou-se com o Vice-Ministro e Ministro das Relações Exteriores do Partido Comunista da China, Wang Jiarui para perspectivar e traçar novos caminhos para a relação entre os dois Estados. As energias renováveis, as pescas, as tecnologias de informação, a formação de quadros especializados, habitação social são algumas das áreas de interesse apontados.

A convite do Vice-Ministro e Ministro das Relações Exteriores do Partido Comunista da China, Wang Jiarui, José Maria Neves deslocou-se ao Departamento das Relações Exteriores daquele partido que, recorda-se, constitui o Governo chinês, para participar de um almoço de trabalho em que ambos tiveram a oportunidade de expor questões e manifestarem as suas preocupações e perspectivas em relação à cooperação entre os dois partidos e, sobretudo, entre os dois países amigos.

Sobre o encontro, ficou claro a “grande vontade” de ambos em reforçar ainda mais as relações de amizade e cooperação económico empresarial entre os dois países, tendo as partes aproveitado para trocarem impressões quanto às possibilidades de cooperação nos mais diversos domínios, principalmente em matéria das energias renováveis, as tecnologias de informação, as pescas e mesmo no apoio financeiro para o desenvolvimento de projectos em Cabo Verde.

De realçar que são vários os dossiês de cooperação entre os dois países e que ainda durante a estada do Primeiro-Ministro na China, deverão ser assinadas mais um programa de cooperação entre o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI) e a grande multinacional chinesa, a HUAWEI, a nível do Egov. Recorda-se que o Egov1, já na sua fase final de implementação, constituiu um investimento de 17 milhões de USD. O Egov 2, em fase de preparação e o contracto comercial-Bill of Quantities deverão ser assinados ainda durante essa visita do Primeiro-Ministro à China. O montante previsto para essa segunda fase é de 15 milhões de USD.

Outro projecto em carteira envolvendo os dois países é na área da Habitação Social no valor de 63 milhões de USD para a construção de 590 casas, no âmbito “do Casa Para Todos” e que está na fase inicial de implementação. Desse montante, 51 milhões de USD são de empréstimos concessionais e 12 milhões de USD de empréstimos sem juros.

Também está em Pequim, uma delegação da CABNAVE que participa de uma discussão com empresários chineses e a empresa CNFC para a concretização da parceria entre a parte cabo-verdiana e chinesa no que concerne à concretização de uma empresa conjunta para a reparação naval e de apoio às frotas pesqueiras internacionais, sobretudo, a chinesa. De mencionar que os navios da CNFC já são assistidos, desde 2008, nas instalações da CABNAVE. No que tange aos objectivos da cooperação com a China, o Governo de Cabo Verde quer posicionar o país como um centro internacional de prestação de serviços e como uma das cinco zonas económicas Especiais da China no continente africano.

As perspectivas, com mais esta missão de José Maria Neves à Republica Popular da China, a sua terceira visita oficial, são, portanto, as melhores possíveis, estando previstas mais novidades para os próximos dias. Ainda nesta quarta-feira, o Chefe do Executivo cabo-verdiano participa de um encontro com o seu homólogo chinês, Wen Jiabao, no Palácio do Povo em Pequim, capital política da China e, também, na cerimónia de abertura da Quarta Conferencia dos Empresários da China e da África.

Amanhã, quinta-feira, Neves encontra-se com o Presidente chinês, Hu Jingtao e participa da Cerimónia de Abertura da Quinta Conferência Ministerial do FOCAC .