Notícias

Cabo Verde e China reforçam cooperação económica e técnica com novos instrumentos

O Governo da República de Cabo Verde e o Governo da República Popular da China procederam à assinatura de dois instrumentos no âmbito da cooperação bilateral, em continuidade do quadro de cooperação económica e técnica existente entre os dois países.

Na sequência do Acordo de Cooperação Económica e Técnica assinado a 22 de janeiro de 2025, no valor de duzentos milhões de yuans Renminbi (cerca de 2,9 milhões de contos cabo-verdianos), será assinado um novo Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento, no montante de cem milhões de yuans Renminbi (na ordem de 1,3 milhões de contos cabo-verdianos), o qual constitui um reforço da doação concedida pela República Popular da China no quadro da cooperação económica e técnica entre Cabo Verde e a China.

Foram  igualmente assinado um Acordo por Troca de Notas, através do qual o Governo da República Popular da China concede a sua anuência para a realização do Projeto de Reabilitação de Três Escolas Secundárias em Cabo Verde (Escola Secundária de Salineiro, Escola Secundária Olegário Tavares e Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda), no valor de seiscentos mil yuans Renminbi ( cerca de 8 mil contos cabo-verdianos), projeto que será financiado a partir dos montantes afetos à cooperação económica e técnica entre os dois países.

Estes instrumentos refletem o compromisso contínuo das duas Partes em aprofundar a cooperação bilateral, com especial enfoque em áreas prioritárias para o desenvolvimento nacional, nomeadamente a educação e o fortalecimento das infraestruturas públicas.

O ato da assinatura contou com a presença do Embaixador Carlos Semedo em representação do Governo de Cabo Verde  e do Embaixador da China em Cabo Verde o Embaixador  Zhang Yang.

O Governo de Cabo Verde reafirma, assim, a importância estratégica da parceria com a República Popular da China, baseada nos princípios do respeito mútuo, benefício recíproco e apoio ao desenvolvimento sustentável.