
O Ministro do Mar, Jorge Santos, recebeu quarta-feira, 17 de dezembro, o Ministro da Agro-Indústria, Segurança Alimentar, Economia Azul e Pescas das Ilhas Maurícias, Gilles Fabrice David, numa visita oficial dedicada ao reforço da cooperação entre dois Estados insulares com forte vocação oceânica.
Durante o encontro, os dois governantes destacaram a Economia Azul como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável, sublinhando a importância de Cabo Verde e Maurícias se afirmarem como potências oceânicas nas suas respetivas regiões.
Para Jorge Santos, “a Economia Azul é hoje um dos principais motores do desenvolvimento nacional e uma oportunidade concreta para criar crescimento económico sustentável, emprego e resiliência”.
O Ministro sublinhou ainda que o setor do turismo representa cerca de 25% do PIB nacional, enquanto a Economia Azul contribui com mais de 20%, afirmando que “estes dois setores estão profundamente interligados e exigem uma gestão integrada, assente na proteção dos oceanos e na valorização dos nossos recursos marítimos”.
O encontro entre Jorge Santos e Gilles Fabrice David abordou igualmente os desafios das alterações climáticas, com destaque para a vulnerabilidade dos pequenos Estados Insulares. Segundo o governante cabo-verdiano, “apesar de contribuirmos pouco para as alterações climáticas, somos dos países mais expostos aos seus impactos, o que reforça a necessidade de cooperação internacional e de financiamento adequado”.
Foi também destacada a importância da diáspora no desenvolvimento económico, com referência à iniciativa BlueX, onde 22% do investimento provém da diáspora cabo-verdiana o que, nas palavras do Ministro, “demonstra o forte compromisso dos cabo-verdianos no exterior com o desenvolvimento da economia azul e do país”.
O encontro, que decorreu no Ministério do Mar, em São Vicente, e as visitas ao Instituto do Mar, Centro Oceanográfico do Mindelo, Porto de Cruzeiros e os estaleiros nav, serviram para reforçar o compromisso de Cabo Verde e das Ilhas Maurícias em aprofundar a cooperação nas áreas do turismo sustentável, portos, energias renováveis, gestão dos oceanos e financiamento azul.



