Notícias

Cabo Verde e UE discutem reforço da Parceria Especial

É definitivamente o ponto mais alto dessa viagem, o encontro com Durão Barroso, tendo em conta a importância desta parceria e as ambições de Cabo Verde no que concerne à mesma. "Queremos dar o grande salto nessa parceria", diz em entrevista à INFORPRESS.

Com isso, quer dizer que Cabo Verde deve concentrar esforços num "salto qualitativo" no domínio da convergência técnica e normativa. "Nós estamos na Organização Mundial do Comércio, queremos modernizar as nossas instituições, um conjunto de regras, de normas e já estamos nesse processo…".

Refere-se a medidas como a redução da carga fiscal, a melhoria dos produtos nacionais, da produtividade e competitividade, "para podermos aumentar as trocas comerciais e melhorar o desempenho externo da nossa economia", e essa convergência normativa será "extremamente importante para nós no desenvolvimento global de Cabo Verde e na construção de factores de competitividade da nossa economia", sublinha.

Recorda-se que no âmbito dessa Parceria Especial (PE), Cabo Verde já iniciou a negociação para a parceria de mobilidade (facilidades nos vistos para cabo-verdianos), a segurança e a estabilidade (já há um programa de seringação das nossas fronteiras), para além da construção da sociedade de informação são pilares dessa PE que Cabo Verde quer ver "acelerados" os seus processos.

Para além da Parceria Especial (PE), Cabo Verde deverá beneficiar também de um acordo de parceria económica com a União Europeia, no quadro da CEDEAO, o APE, sendo que em relação à Parceria Especial, "as coisas estão a avançar normalmente".

Mas antes, nos dias 9 e 10, Neves estará na Holanda, em Roterdão, para contactos com a comunidade cabo-verdiana, mas também com altos dirigentes do Partido Trabalhista nacional (PBDA), com o qual o Governo possui excelentes relações, que resulta da filiação do PAICV e daquele partido à família Internacional Socialista.

Também estão previstos encontros com empresários cabo-verdianos radicados na Holanda, com a Plataforma das ONG´s de Cabo Verde na Europa. A 10 e 11 de Abril, o Chefe do Executivo cabo-verdiano estará em Luxemburgo para importantes contactos com vista ao reforço das relações de cooperação entre os dois Estados.

Reforço de cooperação com Luxemburgo

José Maria Neves encontrar-se-á com a sua Alteza Real, o Grão-Duque Henry e com o seu homólogo Jean Claude Juncker para discutir o reforço dessa parceria. "Há perspectivas do aumento do pacote financeiro para os próximos anos na cooperação entre os dois países e vamos discutir com o Primeiro-Ministro Juncker o alargamento da cooperação inter-governamental, da cooperação económico-empresarial, e também aspectos ligados à integração social e profissional das nossas comunidades", explica.

Ainda em Luxemburgo Neves fará uma visita de cortesia ao Presidente da Câmara dos Deputados e um encontro com a Comissão dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Emigração do Parlamento luxemburguês, para além de encontro com a Comunidade. O regresso do Primeiro-Ministro a Cabo Verde está previsto para o dia 13 de Abril.