Notícias

Cabo Verde participa no fórum de Ministros de Desenvolvimento Social da CEDEAO

Decorre de 16 a 18 de Dezembro no Gana, o Fórum de Ministros de Desenvolvimento Social para os países da CEDEAO. O Governo de Cabo Verde, far-se-á representar, neste encontro, pelo Director Geral da Solidariedade Social, Lamine Tavares, em representação da Ministra Janira Hopffer Almada.

O Fórum, organizado pelo Governo de Gana, em cooperação com a UNESCO, incidirá sobre o tema “Vulnerabilidade Social”, visa, essencialmente, facilitar a concepção e a implementação de políticas sociais, criando um espaço inovador para o diálogo orientado para os participantes, bem como os tomadores de decisão de alto nível.

Este Fórum enquadra-se numa uma série de fóruns de Ministros de Desenvolvimento Social, que são institucionalizados em várias regiões e sub-regiões em todo o mundo sob Gestão do Programa de Transformações Sociais da UNESCO.

O encontro conta com diversos actores participantes com o intuito de trabalharem em conjunto na concepção e implementação de estratégias e políticas eficazes para o desenvolvimento social que afectam a vulnerabilidade ambiental. Esses participantes são convidados a partilhar a sua experiência em relação às respostas de políticas que têm sido mais eficazes no seu país e que podem ser úteis para outros países da região, bem como formular recomendações de políticas que tenham em conta as pesquisas apresentadas e chegar a um acordo/compromisso sobre a declaração final do Fórum.

De realçar que apesar da crise económica e financeira internacional, com impactos em todo o mundo, Cabo Verde tem manifestado uma grande preocupação com a promoção do crescimento inclusivo, registando progressos económicos com repercussão na taxa de pobreza, que diminuiu nos últimos anos, e na condição de vida das famílias cabo-verdianas, que registou melhorias, de acordo com o Inquérito Multi-Objectivos Contínuo relativo a 2012 (e recentemente divulgado pelo INE), tendo feito uma forte aposta no desenvolvimento da protecção social, tornando-se, assim, num país modelo da África Subsahariana em matéria da implementação de uma base de protecção social.