Notícias

“O impacto do Terminal de Cruzeiros em Mindelo vai ser absolutamente extraordinário”, Abraão Vicente – Ministro do Mar

Mindelo receberá este ano, 2024, um terminal de cruzeiros moderno com tecnologia Onshore power supply, que permitirá a descarbonização do Porto Grande. Em simultâneo receberá uma orla marítima totalmente requalificada, financiada pela Enapor na lógica de complementaridade dos serviços portuários.

As obras do terminal encontram-se a bom ritmo, dentro daquele que é o quadro de trabalho previsto, conforme pode constatar o Ministro do Mar, Abraão Vicente, durante a sua visita às obras nesta segunda-feira, 6 de maio de 2024.

Conforme informou a equipa técnica, neste momento já foram concluídos mais de 200 metros do cais, dos 400 previstos, estão previstos ainda a colocação de 60 estacas, no mar, para a sua conclusão, em simultâneo decorrem as obras da Gare Marítima do terminal que se encontra num estado avançado.

“Uma evolução fora do normal”, considerou o Ministro, tendo como ponto de partida a última visita há 5 meses, assegurando que em 2025 o terminal estará em pleno funcionamento, sendo “fundamental que todos os serviços se preparem para aquilo que vai ser uma autêntica revolução na ilha”.

Antes da visita às obras, o governante reuniu-se com o Conselho de Administração para balanço do primeiro trimestre e alinhamento das atividades em curso para o corrente ano.