Notícias

Cabo Verde pode vir a institucionalizar Prémio Anual para Jornalistas sobre Economia Azul

O Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, recebeu nesta segunda-feira, 23, o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Dr. Lourenço Lopes, num encontro de trabalho em que foi analisada, entre outras matérias, a possibilidade de criação de um Prémio Anual para Jornalistas sobre Economia Azul.

O prémio deverá abranger profissionais da comunicação social nacional, tanto dos órgãos públicos quanto privados. Segundo o Secretário de Estado, que tutela a área da comunicação social, a distinção será dedicada a trabalhos jornalísticos de excelência que abordem temas ligados à Economia Azul.

Durante o encontro, os dois governantes abordaram igualmente o papel estratégico dos media na promoção do desenvolvimento da ilha de São Vicente e do País em geral, com ênfase nas questões relacionadas com a Economia Azul e o compromisso de Cabo Verde com a preservação e proteção dos oceanos. Este compromisso ficou patente na recente Cimeira sobre os Oceanos, organizada pelas Nações Unidas em Nice, França, com a participação do Ministro do Mar.

Reconhecendo o papel fundamental dos meios de comunicação na mediação entre as políticas públicas e a população, bem como na projeção internacional de Cabo Verde, o Ministro do Mar manifestou abertura para colaborar em programas de formação dirigidos a jornalistas, com enfoque específico na Economia Azul, uma proposta bem acolhida pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro.

O Ministro mostrou-se igualmente disponível para mobilizar parceiros nacionais e internacionais com vista à criação de um Centro de Produção Audiovisual de referência em São Vicente. A infraestrutura, além de valorizar o potencial da ilha no domínio das indústrias criativas, pretende constituir-se uma janela de oportunidades para os jovens Cabo-verdianos.