Notícias

Cabo Verde preparado para enfrentar a pandemia da gripe A H1N1

O Ministro do Estado e da Saúde, Bailio Ramos, face à elevação do nível 06 da gripe A H1N1 e ao anúncio da OMS, a propósito da primeira pandemia deste século, chamou, nesta sexta-feira, 12 de Junho, à imprensa para esclarecer à opinião pública que Cabo verde, neste momento, "possui as condições e os meios necessários para segurar o diagnóstico correcto e tratamento adequado dos casos da gripe A H1N1, tendo para tal constituído stock de reagentes, medicamentos e material de protecção individual, entre outros".

No país, sublinha Basilio Ramos, foram definidos quatro cenários, bem como as medidas a serem implementadas em função de cada cenário a saber: Nenhum caso registado; Registo do primeiro caso suspeito ou grupo de casos suspeitos; Registo dos primeiros casos confirmados; Registo de vários casos confirmados.

Referiu, ainda, que a passagem a fase 06 da pandemia, deve-se à propagação do Vírus em 74 países com um total de 29669 casos notificados com 145 óbitos. E esclarece, de igual forma, que a declaração da fase 06 não significa maior gravidade dos casos, tendo a OMS classificado a actual pandemia da gripe A como moderada.

Segundo Basilio Ramos, desde finais do mês de Abril último, altura em que a OMS notificou aos países membros da existência de um surto importância internacional, "as autoridades sanitárias de Cabo Verde, em parceria com outros sectores, programaram e puseram em prática actividades de alerta e de vigilância nos Portos e Aeroportos Internacionais com informações precisas aos viajantes provenientes dos países afectados".

Com a elevação a nível 06 da pandemia e com o aumento de número de casos em países com os quais Cabo Verde mantém contactos aéreos regulares, a vigilância nos portos e aeroportos será reforçada, disse, ainda, Basilio Ramos, chamando atenção à população que, mesmo com as actividades de controlo dos viajantes nenhum país está imune ao surgimento de casos no seu espaço. "Cabo Verde não foge à regra", disse o titular da Pasta da Saúde.

Aproveitou a oportunidade para informar à população dos cuidados de prevenção e controlo da gripe A, nomeadamente lavar frequentemente as mãos com água e sabão, ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com o lenço de preferência descartável e, em caso de surgimento de sintomas, evitar o contacto com outras pessoas e procurar imediatamente a estrutura de saúde mais próxima da sua residência

Apesar de algumas mensagens estarem a ser divulgadas nos órgãos de comunicação social, Basilio Ramos apela à população para a sua aplicação como forma de dar o seu contributo para a prevenção e controlo dessa doença.

"Asseguramos que em caso de surgimento de casos de gripe A H1N1 no país, o Ministério da Saúde divulgará imediatamente a informação, através dos órgãos de comunicação de quem espera colaboração para a protecção de saúde dos cabo-verdianos", concluiu o Ministro