Notícias

Cabo Verde presente na XXIVª edição da Cimeira África – França

O tema África e o equilíbrio do mundo, sugere também que este continente deverá ter uma visão própria para enfrentar os desafios económicos e de desenvolvimento que o continente terá pela frente e poder, desta feita, almejar o lugar que merece ter no Mundo.

O grande tema será subdividido em três sub-temas, analisados em três comissões:

Primeira Comissão: As matérias-primas em África, que aborda o lugar da África no comercio mundial, os benefícios para o continente, o circuito e a transformação das matérias-primas;              

Na segunda Comissão em que Cabo Verde tomará parte, será debatido o tema: Lugar e peso da África no Mundo, que analisa a posição da África nas Organizações Internacionais, a qualidade dos procedimentos e os objectivos procurados e a África face aos novos actores das relações Sul – Sul (Índia, Brasil, China, Não alinhados);

Terceira Comissão: A África e os MEDIAS, sobre a objectividade das médias ocidentais, em relação a África, Liberdade da imprensa, democracia, os media africanos, os novos meios de comunicação, os africanos e a sua imagem.

Cabo Verde far-se-á representar na Conferência Ministerial, que teve lugar terça-feira, 13 de Fevereiro, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Victor Borges, que acompanhará o Presidente da República à Cimeira dos Chefes de Estado que terá lugar nos dias 15 e 16 de Fevereiro, no Palácio dos Festivais e Congressos.

Recorde-se que, em Novembro de 1973, em Paris, realizou-se a 1ª Cimeira África – França, sob o tema: A reforma da cooperação. A partir da segunda Cimeira, que teve lugar em Bangui (RCA) em 1975, as cimeiras passaram a ser realizadas anualmente, ora num país africano, ora em França. A partir de 1988, adoptou-se a periodicidade bianual.

Victor Borges que será acompanhado pelo Embaixador de Cabo Verde em França, pelo Presidente do Instituto das Comunidades e pelo Director Geral da Política Externa, deslocar-se-á também a Nice e  Marseille, onde manterá contactos com a comunidade cabo-verdiana residente nessas cidades.