Notícias

Cabo Verde quer ser referência na CEDEAO a nível da Protecção Civil

José Maria Neves que presidiu a cerimónia de abertura da IV Conferência Regional sobre Catástrofes Naturais na África Ocidental, que acontece de 5 a 7 de Maio na Praia, reforçou em seu discurso, o "compromisso" de Cabo Verde em sediar a Escola Regional para a Protecção Civil da CEDEAO, bem como em instalar a Base Logística Marítima Regional da CEDEAO para a Protecção Civil e Apoio Humanitário.

Duas instituições que a seu ver deverão responder à necessidade de formação e de preparação logística para fazer face a eventuais situações de catástrofes naturais. Neves realça a vulnerabilidade de Cabo Verde, enquanto arquipélago, às situações de catástrofes naturais, e também as insuficiências da maioria dos países da sub-região no que concerne a meios e estratégias eficazes de prevenção e acções contra as intempéries da natureza.

Cabo Verde, afirma, tem feito muitos progressos nessa matéria, como se pôde ver com a actuação dos serviços de Protecção Civil e seus aliados no combate à Dengue, mas é preciso, segundo o Chefe do Executivo e que são citados na sua intervenção (veja o link para a publicação na íntegra do discurso, no final do texto).

Todavia, aponta, é necessário "uma constante convergência técnica e politica para que possamos, em África, conceber e implementar estratégias acertadas para esta luta e dinamizar as melhores actividades relativas à gestão das catástrofes naturais e provocadas pelo homem e reforçar os mecanismos de coordenação e de resposta às catástrofes".

Um dos objectivos do referido fórum é justamente conseguir soluções e estratégias comuns às duas regiões CEDEAO e OCHA, como a criação e formação a nível da nossa sub-região africana de Equipas de Emergência de Resposta a Desastres da CEDEAO e o reforço de mecanismos de coordenação, de resposta e de preparação face a situações de catástrofes no âmbito da cooperação sub-regional OCHA/CEDEAO.

Cabo Verde, diz, tem vindo a reforçar a cooperação com a CEDEAO em matéria de protecção civil e já na II Conferência Regional Africana sobre a Redução de Riscos de Catástrofes, realizada a 16 de Abril de 2010, em Nairobi, "reforçamos a integração do nosso país no Programa de Acção Regional e Estratégia Africana de Prevenção de Riscos de Catástrofes", sublinha.

Também nessa quarta-feira, José Maria Neves foi a inaugurar o Centro Social de Santa Catarina em Assomada, inserido no projecto "Nôs Kaza" e que pretende auxiliar e reintegrar as crianças de ou na rua nas escolas. 

Veja a intervenção, na íntegra, do Primeiro-Ministro, na abertura_conferncia_sobre catastrofes naturais.