
O Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, reafirmou hoje, 15 de abril, a partir de São Tomé e Príncipe, a adesão total de Cabo Verde ao Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP 2023-2027, durante a sua participação na VII Reunião de Ministros da Saúde da CPLP.
Segundo o titular da pasta da Saúde, esta sétima reunião ocorre numa data de particular relevância para o país, que celebra, em 2025, os 50 anos da Independência Nacional.
“Orgulhamo-nos em celebrar meio século de uma soberania que pode ser traduzida em avanços concretos em todos os domínios da nossa sociedade e, particularmente, na área da saúde”, afirmou, ao destacar os ganhos obtidos no setor ao longo das últimas cinco décadas. Aproveitou ainda para sublinhar a pertinência do lema do encontro – “Promovendo a Saúde Integral e Sustentável na CPLP” –, que, segundo o governante, desafia líderes políticos e gestores dos sistemas de saúde a fazer sempre mais e melhor pela saúde dos povos.
“Se a pandemia da COVID-19 expôs com clareza as vulnerabilidades dos nossos sistemas, penso que se tornou também uma grande oportunidade para valores como a solidariedade, a inovação e a cooperação bi e multilateral.”
Neste contexto, Cabo Verde reafirma o seu compromisso com o Plano Estratégico da CPLP, cujos eixos estratégicos são considerados guias fundamentais para os países-membros.
Relativamente ao Pilar 3 – Inovação em Informação e Comunicação em Saúde –, Jorge Figueiredo garantiu que o país tem apostado estrategicamente na digitalização dos serviços de saúde, promovendo soluções que aumentam a eficiência, a segurança e a qualidade dos cuidados, com base em evidências.
O Ministro destacou ainda a reestruturação do Serviço Nacional de Telemedicina, considerado essencial para um país com as especificidades sociogeográficas e os recursos disponíveis de Cabo Verde. Mencionou também outros avanços em curso, como o reforço da capacidade de vigilância epidemiológica e entomológica e a melhoria das infraestruturas laboratoriais e tecnológicas – medidas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com uma visão de um sistema de saúde mais acessível, equitativo e centrado na pessoa.
Recorde-se que o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, se encontra em São Tomé para participar na VII Reunião dos Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre entre os dias 14 e 15 de abril.



