
O Ministro do Turismo e Transportes concluiu, no dia 11 de março, uma visita de trabalho a Madrid (Espanha), marcada por encontros com autoridades espanholas e operadores dos dois setores, com o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral e atrair novos investimentos para o arquipélago.
Para o Ministro José Luís Sá Nogueira, a visita de dois dias evidenciou a importância das parcerias estabelecidas, sobretudo nos setores da aviação civil e dos transportes marítimos.
Com o Secretário-Geral de Transportes e Mobilidade Sustentável de Espanha, Benito Núñez Quintanilla, foram acordadas ações concretas de cooperação.
“Vamos desenvolver algumas parcerias em termos de formação, assistência técnica e cooperação mais concreta nos transportes aéreo e marítimo. Estas ações serão transformadas em um plano de ação ainda durante este ano, com a total abertura da Espanha em relação a esta matéria”, afirmou o Ministro José Sá Nogueira.
No setor do turismo, o Ministro cabo-verdiano discutiu com o seu homólogo espanhol, Jordi Hereu Boher, a organização de um grande evento em Cabo Verde para atrair investidores espanhóis. Apesar de já existir um desenvolvimento nas ilhas do Sal e Boa Vista, há a necessidade de diversificar a oferta turística, apostando no entretenimento, para que os turistas tenham mais opções além dos resorts.
Durante a sua visita a Madrid, o Ministro Carlos Santos reuniu-se com o Ministro de Transportes e Mobilidade Sustentável, Óscar Puente, e com o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili.
A visita do Ministro do Turismo e Transportes à Espanha destaca a importância estratégica deste parceiro, que é o maior investidor privado no setor turístico cabo-verdiano, com grupos como RIU, Meliá, Barceló e Piñero, além de operadores complementares nos setores de logística e transporte.
O Ministro do Turismo e Transportes esteve acompanhado pelo Embaixador de Cabo Verde no Reino de Espanha, pelo Cônsul de Cabo Verde nas Canárias e pela Administradora Executiva do ITCV.



