Notícias

Cabo Verde tem conseguido bons indicadores ao nível da saúde da mulher e da criança – Ana Paula Martins, Ministra Saúde de Portugal

A Ministra da Saúde de Portugal, realçou, nesta quinta-feira, 29 de janeiro, os bons indicadores alcançados por Cabo Verde nos domínios da saúde da mulher e da criança. Ana Paula Martins fez esta constatação no âmbito de uma visita de trabalho ao Hospital Regional Santa Rita Vieira, na Região Sanitária de Santiago Norte.

Durante a visita, acompanhada pelo seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Figueiredo, Ana Paula Martins percorreu vários serviços da unidade hospitalar, nomeadamente o Banco de Urgência de Adultos, a Maternidade, a Pediatria, o Serviço de Fisioterapia, o Laboratório de Análises Clínicas e o Banco de Sangue, tendo igualmente passado pelo Gabinete Técnico da Região Sanitária de Santiago Norte.

A visita teve como objetivo constatar, in loco, a organização e o funcionamento de cada um destes serviços, os cuidados de saúde prestados e a proximidade das estruturas sanitárias com a população do interior da ilha de Santiago. Na ocasião, a ministra valorizou ainda a aposta de Cabo Verde na regionalização do sistema de saúde.

Segundo Ana Paula Martins, é uma grande aposta do Governo cabo-verdiano e do Ministério da Saúde a sua grande preocupação com a regionalização da saúde que tem conseguido extraordinários indicadores nestas décadas de desenvolvimento, no âmbito da saúde da mulher e da criança.

“Isto é fundamental e aqui também destaco a saúde do adolescente. Portanto eu diria que foi uma visita muito frutuosa que nos coloca, enquanto dois países irmãos lado-a-lado naquilo que são modelos modernos de fazer a gestão de um sistema de saude.”

A ministra reafirmou também a total dissipabilidade de Portugal para o reforço da parceria para a formação dos profissionais de saúde, no sentido de continuar a garantir que os programas em curso se mantem, inovam e melhorem cada vez mais.