Notícias

Cabo Verde vai avançar para a construção de um Museu do Mar com apoio da China

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, visitou nesta quinta-feira, 19 de Julho de 2012, o Museu Nacional da China para conhecer um pouco mais da história “riquíssima e milenar” daquele país, tendo avançado à comunicação social a ideia de buscar parcerias com a China em matéria de Museologia, no sentido de aproveitar a sua ampla experiencia nessa matéria para ajudar a preservar a História e memória colectiva dos cabo-verdianos.

A visita, diz José Maria Neves, foi uma oportunidade para conhecer um pouco da história “riquíssima e milenar” da China, mas também beber da experiencia em matéria de museologia onde Cabo Verde busca parcerias com o Governo chinês no sentido de desenvolver esta área em Cabo Verde e contribuir para a preservação da História e da memória colectiva dos cabo-verdianos.

Com isso, o Governo estará a contribuir para o enriquecimento cultural das Ilhas. É nessa óptica que investimentos nesta área deverão ser contemplado no pacote de 21 milhões USD que a China colocou, de imediato, a dispor de Cabo Verde, para a edificação de um Museu do Mar.

A museologia é uma área onde “queremos desenvolver a cooperação (entre os dois países) e pensamos que no quadro dos novos investimentos- a China ontem pôs à disposição de Cabo Verde cerca de 21 milhões USD, 8 milhões em donativos e uma linha de crédito sem juros de cerca de 12 milhões e meio USD – um Museu Nacional poderá ser uma das alternativas de investimentos desses novos recursos que são colocados ao dispor de Cabo Verde”, sublinha.

Nisso, um Museu do Mar na ilha de São Vicente será uma possibilidade, adentro da estratégia do Cluster do Mar que numa primeira fase deverá concentrar os investimentos naquela ilha e que permitirá “mostrar a riqueza e todo o percurso de Cabo Verde no domínio do mar, mas também mostrar que Cabo Verde tem grandes possibilidades nesse domínio e que o país pode ser uma potência marítima se pudermos desenvolver todos os projectos ligados ao mar que temos neste momento em mente.

É claro, como já havíamos feito referência anteriormente (ver texto: China reforça apoio financeiro a Cabo Verde), esta é apenas uma das áreas que poderão ser contempladas através desse fundo de 21 milhões USD, devendo ser dada especial atenção a áreas como a infra-estruturação, água, portos, estradas, saneamento, entre outros.