Notícias

CAME 2026: Primeiro dia de trabalhos debruça-se sobre as componentes pedagógicas e administrativas.

Os trabalhos do Conselho Alargado do Ministério da Educação (CAME) 2026 arrancaram, na manhã desta quarta-feira (28), na Escola Técnica João Varela, em Porto Novo. Neste primeiro dia, dedicado às componentes pedagógicas e administrativas, o Ministro da Educação, Amadeu Cruz, dirigiu uma mensagem de boas-vindas a toda a comitiva ministerial, marcando este fórum decisivo para o futuro do setor em Cabo Verde.

Durante a sua intervenção, o governante fez questão de enaltecer o empenho da Delegação do Ministério da Educação de Porto Novo (DMEPN), elogiando a qualidade e o rigor na organização da cerimónia de abertura, que decorreu no dia anterior, sendo presidida pelo Primeiro Ministro, José Ulisses Correia e Silva.

O Ministro sublinhou que esta edição do CAME serve, acima de tudo, para fazer um balanço exaustivo da execução do programa do Governo para a Educação. Segundo Amadeu Cruz, a análise deve abranger todas as dimensões do sistema educativo, desde a componente pedagógica à administrativa.

Para fundamentar este debate, as equipas da Direção Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG) e da Direção Nacional de Educação (DNE) apresentaram um resumo detalhado do programa, permitindo um “olhar clínico” sobre o ano letivo em curso.

No capítulo dos resultados, Amadeu Cruz destacou dois casos de sucesso territorial, nomeadamente Maio e Ribeira Grande de Santiago, pela excelente recuperação de indicadores educativos e pela consistência e manutenção na linha da frente da performance escolar, respetivamente.

Num momento de particular sinceridade institucional, o Ministro apelou ao reconhecimento do trabalho árduo e ao forte espírito de equipa que tem pautado o Ministério. “Temos de reconhecer que não somos perfeitos, mas que fizemos o máximo que estava ao nosso alcance”, afirmou, reforçando que o caminho deve ser percorrido com esperança e resiliência.

Se o dia de hoje é dedicado à análise do caminho percorrido, o Ministro antecipou que a jornada de amanhã será o momento de “lançar o olhar para o futuro”, desenhando as metas que irão orientar o sistema educativo cabo-verdiano para além do ciclo atual.

Neste primeiro dia do CAME 2026, foram apresentadas a Síntese de Execução do Programa do Governo 2021-2026 (DGPOG e DNE), as Orientações e ações prioritárias da DNE, as Orientações Prioritárias de Ação Social Escolar (FICASE), a Execução do PAREP-CV, entre outros.