Notícias

Central de Armazenagem de Energia por bombagem hídrica, “Santiago Pumped Storage” terá impacto social e ambiental benéfico paras comunidades de Ribeira Grande de Santiago

O projeto da Central de Armazenagem de Energia por bombagem hídrica, “Santiago Pumped Storage”, que será edificado, no município da Ribeira Grande de Santiago, é um símbolo do futuro energético de Cabo Verde. Um futuro baseado na sustentabilidade, na inovação e na independência energética. Esta afirmação é do Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, ao presidir a abertura do Workshop de Socialização do Estudo de Impacte Ambiental e Social da Central.

“Com esta iniciativa, o país reforça o seu compromisso com as boas práticas na concessão e implementação de grandes infraestruturas energéticas, promovendo não apenas o cumprimento de normas ambientais e sociais, mas também o diálogo com todos os interessados sobre a relevância deste investimento para o futuro energético nacional”, afirmou.

Para além dos benefícios ambientais, o projeto trará impactos económicos e sociais significativos, incluindo a criação de empregos diretos e indiretos durante as fases de construção, o impulso às atividades económicas locais e a dinamização do município da Ribeira Grande de Santiago. O projeto prevê ainda benefícios sociais diretos, como a disponibilização de água dessalinizada às comunidades vizinhas e ações de requalificação urbana nas zonas próximas ao empreendimento.

O Ministro Alexandre Monteiro avançou ainda que a central permitirá armazenar grandes quantidades de energia proveniente do sol e do vento, garantindo a continuidade do fornecimento mesmo nos períodos sem vento ou radiação solar. A infraestrutura vem, assim, complementar a produção dos parques eólicos e solares já em expansão na ilha de Santiago, criando um sistema elétrico mais eficiente e equilibrado.

Com esta infraestrutura, o país dá um passo decisivo para alcançar mais de 50% de penetração de energias renováveis até 2030, meta definida no Plano Diretor do Setor Elétrico. Além de aumentar a capacidade de produção, o projeto contribuirá para a resiliência e estabilidade do sistema elétrico nacional.

A Central de Armazenagem de Energia por bombagem hídrica terá 20MW de Potência, 180 MWh de capacidade de armazenamento, um investimento de 79 milhões de Euros financiado no âmbito da iniciativa de Global Gateway e conta com o apoio de cooperação luxemburguesa no desenvolvimento dos estudos.