Notícias

Centro Multinacional de Coordenação Marítima da CEDEAO da Zona G inaugurado

“Acolher a sede do Centro Multinacional de Coordenação Marítima da CEDEAO da Zona G, representa um marco significativo, no contexto da segurança marítima regional e global”, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional de Cabo Verde, fez esta afirmação ontem, 31 de janeiro de 2024, após a inauguração da sede do Centro Multinacional de Coordenação Marítima da CEDEAO da Zona G, da qual Cabo Verde faz parte.

Janine Lélis afirma que para Cabo Verde, acolher a sede deste Centro, representa não só, a materialização de um projeto, mas também um marco significativo, pois enaltece o comprometimento e a relevância de Cabo Verde, no contexto da segurança marítima regional e global, privilegiando a importância estratégica que o Centro Multinacional de Coordenação Marítima representa tanto para Cabo Verde quanto para a CEDEAO.

A Ministra da Defesa Nacional, diz ainda que “este Centro se interliga a vários outros centros envolvendo e abarcando 14 países da CEDEAO, acaba sendo uma resposta regional com impacto na paz e na segurança de todos”.

Com a instalação do Centro em Cabo Verde, Janine Lélis adianta igualmente que reafirma um compromisso do Governo de Cabo Verde com a estabilidade e a cooperação regional, que ganhará mais notoriedade e responsabilidades no contexto regional e internacional, para oferecer maior segurança tanto na sub-região, como também em toda a África.

Acrescenta que “juntos, o Centro da Zona E, sedeado em Cotonou, Benim, da Zona F, sediado em Acra, Gana, ambos em funcionamento e a Zona G, hoje inaugurada na cidade da Praia, são formas de integração e colaboração que abre as portas para mais cooperação seja econômica e comercial, científica e técnica, política e diplomática para os países dessa região”.

Este Centro traduz a execução integral e cabal da estratégia de segurança marítima delineada, constitui também uma ferramenta privilegiada de proximidade para o desenvolvimento de acordos de cooperação entre os países, promove a integração regional e é uma ferramenta para acelerar e atingir o desenvolvimento sustentável nos países da África Ocidental.

Para o efeito a CEDEAO, segundo Janine Lélis, deve vencer seus desafios, sendo fundamental continuar engajados no combate aos crimes transnacionais.

Por fim, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, realçou a importância de todos os parceiros que contribuíram para a materialização do Centro Multinacional de Coordenação Marítima da CEDEAO da Zona G.

Presentes na inauguração do Centro, a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde e o Embaixador da CEDEAO, realçaram a importância da entrada em funcionamento do mesmo.