Notícias

 “Combata a poluição plástica” lema do Dia Mundial do Ambiente

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, no seu discurso de abertura do ato central da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, 5de junho,  avançou que o país está engajado e sensibilizado na luta de “Combate a Poluição Plástica”.

“A nível nacional estamos a fazer o nosso trabalho, já aprovamos uma lei que proíbe a comercialização, importação distribuição e consumo de plásticos de uso único e o governo está aberto para colaborar com todas as organizações internacionais ou nacionais do setor privado, da sociedade civil, organizações públicas, no sentido de podermos contribuir todos para esta politica global contra o plástico”.

O Ministro avançou ainda a necessidade e urgência em desenvolver uma cooperação muito forte a nível bilateral, mas também a nível de cada um dos países, com um conjunto de ações ligadas à gestão dos resíduos sólidos urbanos, no sentido de evitarmos o uso de plásticos, e na medida do possível reutilizar, reciclar para assegurar a economia circular e diminuir a quantidade de plásticos no mundo.

A poluição, sobretudo por plásticos conjuntamente com as mudanças climáticas e perda da biodiversidade constituem as principais causas da perda da biodiversidade no planeta.

Todos, a humanidade no seu todo e a nível dos organismos internacionais, governos e instituições publicas, a sociedade civil tem a responsabilidade de resolver a poluição plástica.

Em cerca de 50 anos o mundo juntou mais de 11 bilhões de toneladas de plástico e nós estamos a vivenciar uma situação dramática a nível dos plásticos. Um simples saco de plástico liberta no ambiente até 6 milhões de partículas que depois entram na cadeia alimentar e se fazem presente em tudo o que nos fazemos e também no ambiente.

Nos todos temos a responsabilidade de reduzir a quantidade de plástico em uso e resolver os passivos ambientais, através da educação ambiental melhorando a nossa atitude e comportamento.