Notícias

Comunidade nos Estados Unidos homenageia Primeiro Ministro

Milhares de cabo-verdianos estiveram envolvidos nas festas de comemoração do 5 de Julho, no Domingo,  que culminou com a referida gala em homenagem ao Chefe do Governo, que decorreu na cidade de Pawtucket.

Na noite desta segunda-feira, o Primeiro Ministro foi alvo de uma segunda homenagem, desta feita pela Comissão Organizadora de Festival de Roger Park Williams, em saudação ao 35º aniversário da Independencia Nacional. 

Ainda na segunda-feira, José Maria Neves reuniu-se com a Mayor (Presidente de Câmara) da cidade de Brockton onde vive uma considerável comunidade crioula, com a integração da Comunidade na agenda de conversações.

Recorda-se que os 35 anos da Independencia Nacional são comemorados, este ano, em toda a Nação global cabo-verdiana sob o signo "Cabo Verde, Nação Vencedora".

Conforme prometeu, a agenda de trabalho do Primeiro Ministro reserva especial atenção à camada juvenil da nossa Comunidade, tendo falado aos jovens sobre o tema: " A Competitividade de Cabo Verde: os desafios e oportunidades para os jovens".

Neves falou do país de hoje, dos principais desafios que a Nação global caboverdiana enfrenta e das perspectivas e oportunidades que os jovens têm hoje neste Cabo Verde espalhado por todo o mundo.  

O Chefe do Executivo fazia a abertura de um Encontro sob o tema: "The Youth in Dangerous Times: The Capverdean challenge", traduzindo: "A Juventude em Tempos Perigosos: O Desafio dos Cabo-verdianos".  A questão da violência envolvendo a nossa Comunidade nos EUA é um tema que preocupa, e muito, José Maria Neves.

Com casa cheia e sob o lema "Cabo Verde Nação Vencedora" José Maria Neves presidiu um encontro que foi muito participativo por parte dos jovens que mostraram interesse em obter informações sobre Cabo Verde, principalmente no que diz respeito às oportunidades que o país dispõe para os jovens.

"O nosso principal objectivo é  mobilizar todos os cabo-verdianos, no país e na Diáspora,  para juntos trabalharmos por Cabo Verde, no sentido de torná-lo um grande país". José Maria Neves fez um apelo à comunidade para continuarem a partilhar os valores  da grande Nação cabo-verdiana , para  "sermos sempre um país de paz e de democracia ao serviço da humanidade".

Aliás, nos últimos dias o nome de Cabo Verde tem sido uma constante entre os nossos patrícios. Todos querem saber "modi ki Cabu Verdi sta".

Nos vários encontros realizados em Boston e Rhode Island, o Chefe do Governo cabo-verdiano falou do país, de um Cabo Verde optimista e do futuro. Como país vencedor, José Maria Neves descreveu a caminhada das nossas ilhas nos anos pós-independência, os obstáculos, os ganhos conseguidos, e os desafios a vencer.

"Em 1975, Cabo Verde era um país improvável, miserável, hoje 35 anos depois , é um país possível, democrático e estamos a ganhar o futuro". Com estas palavras, o Primeiro Ministro fez um retrato de um País hoje em transformação, com grandes ganhos conseguidos. José Maria Neves agradeceu o contributo dos cabov-erdianos neste processo de transformação.

PM homenageia Comunidade

José Maria Neves aproveitou a sua estada em Boston, também para homenagear Danna Faria, Presidente da Bridgewater State College, um descendente de cabo-verdianos, que se tem destacado pelo seu papel no "empoderamento" da comunidade cabo-verdiana, para além de outros ilustres, uns mais conhecidos do que outros.      

Nesta segunda-feira, Neves visitou também a Concord Foods, uma companhia de confecção de alimentos que emprega centenas de cabo-verdianos e reuniu-se com associações, líderes comunitários e jovens de Brockton.

O Líder do Governo prossegue esta terça-feira e amanhã ainda, com uma agenda bastante preenchida, cujos desenvolvimentos iremos acompanhar.