Notícias

Mensagem do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro alusiva ao Dia Mundial da Televisão

Neste 21 de Novembro – Dia Mundial da Televisão, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1996, permitam-me, enquanto Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, com responsabilidades no setor da comunicação social, enviar um fraternal abraço de reconhecimento e de estímulo a todos os profissionais da Televisão em Cabo Verde.

O país tem realizado um percurso notável no setor da televisão. Desde TEVEC, a 12 de março de 1984, até aos dias de hoje, com a atual TCV, aos vários canais privados como a Tiver, a TV Record, TVA, TV CIDADE, TV Sal One, TV Comunitária de Santa Maria, RTP ÁFRICA, entre tantas outras iniciativas no setor audiovisual.

Os tempos são de desafios gigantescos na forma de se fazer televisão e nos conteúdos que colocamos à disposição de uma sociedade cada vez mais exigente e com outras alternativas de informação e de entretenimento.

Ciente das transformações verificadas no mundo digital e do impacto das televisões na vida das pessoas, da economia e do funcionamento da democracia, o Governo de Cabo Verde liderado por Ulisses Correia e Silva, fez um forte investimento na instalação da TDT – Televisão Digital Terrestre, nos últimos seis anos, ultrapassando os 1,3 milhões de contos.

Hoje, 98% da população de Cabo Verde tem acesso aos sinais de televisão nos locais mais recônditos de Santo Antão a Brava. Esta realidade veio impulsionar o surgimento de mais canais e constituir-se numa janela de oportunidades aos jovens cabo-verdianos e de desenvolvimento da economia digital. Esses ganhos fazem, igualmente, de Cabo Verde um dos países com maior cobertura populacional da TDT na CEDEAO e na CPLP.