Notícias

“É preciso passar esta energia do carnaval do Mindelo e a envolvência dos bairros na sua conceção” – MCIC

O carnaval do Mindelo, na ilha de São Vicente, é um cartaz cultural e turístico cabo-verdiano. Todos os anos atraí são-vicentinos, pessoas de outras ilhas, da diáspora e turistas para a festa que acontece na Avenida principal, mas também a época arrasta muitos foliões e mandingas pelas ruas da ilha de Monte Cara.

Nas vésperas dos desfiles oficiais, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, visitou os ensaios dos 5 grupos oficiais que todos os anos colocam milhares de figurantes nas ruas e muitos carros alegóricos sob um tema específica de cada um para encantar, sambar e conquistar prémios.

O desfile oficial está marcado para o dia 13 de fevereiro, mas o governante acredita que o carnaval de Mindelo enquanto marca, tem uma força que vem desde a sua preparação.

“É preciso passar esta energia do carnaval do Mindelo e a envolvência dos bairros e o envolvimento popular na sua conceção”, afirmou.

As visitas foram realizadas aos ensaios do Samba Tropical, Flores do Mindelo, Monte Sossego, Estrela do Mar e Cruzeiros do Norte. São quatro destes grupos que concorrem aos prémios no carnaval em São Vicente, cabendo ao Samba Tropical o desfile de segunda-feira que prepara a população para a grande festa que acontece na terça-feira.

“É preciso reconhecer a grandeza e aquilo que o carnaval de Mindelo dá à marca de Cabo Verde”.

O Governo de Cabo Vede tem estado, desde 2017, a financiar o carnaval a nível nacional. Para a ilha de São Vicente, o incentivo financeiro tem sido de cinco milhões de escudos cabo-verdianos.