
Esta afirmação foi feita pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, durante uma visita às infraestruturas estratégicas de mobilização de água.
O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, visitou, nesta quinta-feira, 11 de agosto, a unidade de dessalinização de água de Achada Baleia, em São Domingos, interior de Santiago, onde afirmou que o sistema já se encontra em funcionamento, cumprindo o compromisso do Governo de trazer mais água para os agricultores através da dessalinização.
Esta infraestrutura representa um marco importante na mobilização de recursos hídricos, permitindo reforçar a irrigação das áreas em cultivo e criar condições para expansão de novas zonas agrícolas.
Trata-se de um sistema avaliado em cerca de 1,1 milhão de contos cabo-verdianos e financiado através de crédito com a Hungria. e tem uma capacidade para produzir até 800 mil metros cúbicos de água por ano, funcionando durante 20 horas diárias.
O projeto inclui reservatórios que permitem a distribuição de água para duas zonas principais, designadamente, Nossa Senhora da Luz, abrange a localidade de Praia Baixo, Castelo Branco e Praia Formosa, e Achada Baleia, incluindo Moia-Moia e ainda Milho Branco. “Estamos a concluir as últimas ligações e montagem de bombas, no final deste mês ou início de outubro o sistema estará em funcionamento pleno”, disse o Ministro.
Ainda no mesmo dia, Gilberto Silva deslocou-se a Santa Cruz para acompanhar as obras da estação de dessalinização de Achada Ponta, uma infraestrutura estruturante que irá beneficiar os concelhos de Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos, aumentando a disponibilidade de água e a resiliência do setor agrícola.
A visita terminou no Tarrafal de Santiago, com passagem pelo reservatório de Ribeirão Boi, com capacidade 1.000 m³, uma infraestrutura que irá resolver o problema de água naquela localidade.
Com estas iniciativas, o Governo reforça a sua aposta estratégica na dessalinização de água como solução sustentável para enfrentar a escassez hídrica, garantir segurança alimentar e apoiar o desenvolvimento da agricultura nacional.



