“Como sabem, no nosso cadastro social, os níveis 1 e 2 já beneficiavam da isenção de propinas, mas, reconhecendo a importância da formação profissional na qualificação e acesso ao mercado de trabalho, o Governo de Cabo Verde pretende estender este benefício a todos os formandos, seja qual for o seu nível no cadastro social, fazendo a isenção de propinas e de matrícula para todos, a partir da nova leva de formação profissional, cujo grosso vai começar a partir do mês de setembro”.

O Ministro Eurico Monteiro anunciou esta quarta-feira, 28, durante o lançamento do Portal Jovem de Emprego e Empregabilidade Krê +, o alargamento da gratuitidade no acesso à formação profissional, a todos os níveis do Cadastro Social. Uma medida do Governo para começar já em setembro, por altura do arranque das novas ações de formação, numa oferta formativa diversificada onde são disponibilizadas mais de 3000 vagas.
“Como sabem, no nosso cadastro social, os níveis 1 e 2 já beneficiavam da isenção de propinas, mas, reconhecendo a importância da formação profissional na qualificação e acesso ao mercado de trabalho, o Governo de Cabo Verde pretende estender este benefício a todos os formandos, seja qual for o seu nível no cadastro social, fazendo a isenção de propinas e de matrícula para todos, a partir da nova leva de formação profissional, cujo grosso vai começar a partir do mês de setembro”, afirmou o Ministro.
Com isto, prosseguiu o governante, “queremos que mais pessoas sejam beneficiadas e que haja mais facilidade no acesso aos diversos centros de formação profissional que disponibilizamos um pouco por todo o país”.
Este benefício, conforme o Ministro, deve ser estendido, sem qualquer discriminação, também aos formandos dos centros privados de formação profissional. “Tudo isto com a garantia e o financiamento através do Fundo de Emprego e Formação Profissional”, garantiu.
Para o próximo ciclo, “vamos ter ofertas formativas muito elevadas e diversificadas, não só em termos de quantidade, mas também em termos de qualidade”, informou o Ministro, sublinhando uma aposta muito significativa na qualificação e na modernização dos centros de formação profissional, com destaque para a construção dos centros de formação do IEFP da Praia e de São Vicente, esta última que contará também com um Pólo da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, a requalificação dos centros de Santa Cruz, Variante e Porto Novo, e a extensão do CERMI.



