
O Governo de Cabo Verde socializou esta quarta-feira, 11 de fevereiro, a Semana do Digital de Cabo Verde, aprovada terça-feira, 10, em Conselho de Ministros, uma iniciativa determinante para afirmar o país como nação digital, mais moderna, inclusiva e competitiva no plano regional e internacional.
A apresentação foi feita pelo Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, em conferência de imprensa presidida pelo Vice-Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, e contou com a presença da PCA da ARME, Leonilde dos Santos, do Diretor-Geral das Telecomunicações e da Economia Digital, Milton Cabral, bem como de profissionais da comunicação social.
Na ocasião, o Vice-Primeiro-Ministro afirmou que a Semana do Digital foi lançada para colocar o digital no topo da agenda pública e estimular todos a pensar digital, desde funcionários públicos e gestores até cidadãos, empresas, academia, municípios e diáspora.
“Queremos uma governação inteligente, assente na interoperabilidade de sistemas, na prestação de serviços públicos digitais e na adoção massificada da identidade, residência e assinatura eletrónicas. Esta transição permitirá serviços mais eficientes, maior coesão territorial e uma administração pública orientada para resultados”, referiu Olavo Correia.
Por sua vez, o Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, afirmou que o Governo pretende que a Semana do Digital não seja apenas uma bandeira do Executivo, mas sim de todos os cabo-verdianos. “Por isso, criámos a Semana do Digital, que decorrerá na primeira quinzena de março de 2026, como um palco privilegiado para promover a literacia digital, a inovação tecnológica, o fortalecimento do ecossistema de inovação, e para celebrar o percurso do país na nossa ambição de nos tornarmos um verdadeiro hub digital e uma nação digital.”
A Semana do Digital permitirá também destacar os investimentos em infraestruturas digitais, como os Parques Tecnológicos de Santiago e de São Vicente, a criação da Zona Económica Especial Tecnológica e as oportunidades para empresas cabo-verdianas e para aquelas que desejam estabelecer-se no território. Segundo Pedro Lopes, será uma ocasião para comunicar os ganhos tecnológicos recentes, incluindo o 5G, a renovação do Ring e a melhoria das comunicações entre ilhas, além de ativar talentos e competências digitais, fortalecer a conexão com a diáspora e parceiros globais, e dar visibilidade às empresas de base tecnológica.
O evento contará ainda com um reconhecimento de excelência, os Digital Awards, durante uma gala de encerramento, onde serão premiados os melhores projetos e iniciativas, especialmente aqueles que, ao longo do ano, contribuíram para consolidar o ecossistema digital em Cabo Verde como um setor de excelência.
Com esta iniciativa, o Governo reafirma o seu compromisso com uma transformação digital inclusiva, sustentável e orientada para resultados, colocando a tecnologia, a inovação e o conhecimento ao serviço do desenvolvimento económico, da coesão territorial e da cidadania.



