
O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, reafirmou o compromisso do Governo de Cabo Verde com uma gestão sustentável, eficiente e inovadora dos recursos hídricos – um pilar essencial para a agricultura, a segurança alimentar e o desenvolvimento do país.
Gilberto Silva, que falava durante a 4ª edição do Diálogo da Água em Roma, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e que ocorreu durante o Fórum Mundial da Alimentação (WFF), na sede da instituição em Roma, Itália, sublinhou que, num contexto de alterações climáticas cada vez mais severas, a água é o coração da agricultura, da segurança alimentar e da sustentabilidade ambiental.
“Cada gota de água tem um valor estratégico e a forma como a gerimos define o nosso futuro coletivo”, afirmou o Ministro
Cabo Verde tem apostado na dessalinização, na irrigação eficiente, na reutilização de águas tratadas e na integração das energias renováveis, garantindo maior resiliência face às alterações climáticas.
Hoje, 74% da população tem acesso a água potável, 89% a saneamento e a disponibilidade média de água duplicou nos últimos anos. Esses resultados refletem o empenho do Governo de Cabo Verde em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 6 (Água e Saneamento), o ODS 2 (Fome Zero) e o ODS 13 (Ação Climática).
O Ministro recordou ainda a contribuição ativa do nosso país na iniciativa global WASAG – Fórum sobre Escassez de Água na Agricultura, liderada pela FAO, da qual o país teve a honra de acolher duas edições, em 2019 e 2022. Estes fóruns consolidaram a posição de Cabo Verde como um exemplo de resiliência e inovação no uso sustentável da água na agricultura.
Ao encerrar a sua intervenção, o Ministro reafirmou que “investir na água é investir na vida, na dignidade e no futuro” e apelou a uma cooperação internacional forte, solidária e transformadora, capaz de garantir que o futuro da água – e da própria vida – seja construído aqui, agora e juntos.



