
O Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), assina esta segunda-feira, 26 de janeiro, um protocolo de cooperação com o Clube desportivo Villarreal CF, (equipa da Primeira divisão de Espanha) no âmbito de uma parceria estratégica voltada para a educação, formação e desenvolvimento do desporto cabo-verdiano.
A assinatura do documento terá lugar na cidade de Villarreal, com a presença do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, e insere-se numa visão de cooperação de longo prazo, centrada na transferência de conhecimento e no fortalecimento de competências técnicas e profissionais em áreas como: treino, preparação física, performance mental, nutrição, gestão desportiva e comunicação.
No âmbito desta parceria, três treinadores cabo-verdianos, provenientes da ilha de Santiago, São Vicente e Sal, encontram-se atualmente em Villarreal a participar num programa intensivo de formação. Durante uma semana, terão contacto direto com as metodologias do clube, acompanhando treinos, participando em workshops e sessões metodológicas, bem como observando a organização e operações em dias de jogo.
O protocolo visa ainda a capacitação técnica e profissional dos treinadores; o Retorno progressivo do conhecimento adquirido ao país e o Fortalecimento e desenvolvimento sustentável do desporto nacional
O protocolo prevê, ainda, a emissão de certificados de participação, reconhecendo formalmente a formação realizada, benefícios diretos para várias áreas estratégicas do setor desportivo, abrangendo treinadores, fisioterapeutas, especialistas em ciência do desporto, nutricionistas, psicólogos, profissionais da comunicação, gestores desportivos, organizadores de eventos, bem como estudantes e futuros profissionais interessados na indústria do desporto.
A assinatura deste acordo reafirma o compromisso do Governo de Cabo Vede na capacitação de recursos humanos e na internacionalização do desporto nacional.



