Notícias

Governo está trabalhar para tornar dívida pública do país sustentável

Cinco anos é a meta que o Governo aponta para que Cabo Verde tenha a dívida pública sustentável. A afirmação foi feita pelo Ministro das Finanças, Olavo Correia, nesta manhã aos jornalistas, quando instando a reagir à publicação feita esta semana pela organização internacional não-governamental, o Jubileu da Dívida (CJD), de que Cabo Verde está entre os países com elevado risco da dívida pública ou privada.

O Ministro frisou que é do conhecimento público que o stock da dívida do país é enorme e excessivo. Por isso, o Governo está a encetar todos os esforços para reduzir o rácio da dívida pública, em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB). Entretanto, sublinha o Governante, que essa redução “não se consegue num único dia. Há que se fazer uma trajetória nos próximos cinco anos e estamos convencidos que isso é necessário e estamos engajados em prosseguir essa trajetória”.

Para colocar dívida pública numa trajetória de sustentabilidade, Olavo Correia aponta que é preciso uma aceleração da dinâmica do crescimento económico, mas também uma maior celeridade e seletividade na matéria de investimentos públicos.

O Ministro realça que tudo isso é essencial para que o país tenha um quadro fiscal e macroeconómico estável, por outro lado referiu que é imprescindível para a continuação da dinâmica de crescimento da economia cabo-verdiana.