Notícias

Governo impulsiona talento jovem com Demo Day da Bolsa Cabo Verde Digital

O Governo de Cabo Verde reforçou a sua aposta no talento jovem e na inovação tecnológica com a realização do Demo Day da 6.ª Edição da Bolsa Cabo Verde Digital, no dia 4 de dezembro, momento em que foram anunciados os três melhores projetos da iniciativa.

Torneio Tubaron, Nikopay e Cabopay foram as startups vencedoras desta edição, num evento realizado no Parque Tecnológico, na Cidade da Praia, que contou a presença do secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, e que marcou o encerramento de três meses de intenso trabalho, criatividade e desenvolvimento de soluções digitais por parte de jovens empreendedores.

A iniciativa, promovida pelo Ministério da Economia Digital, pela Pro-Empresa e pelo programa Cabo Verde Digital, contou também com a participação do IEFP, que se juntou a esta edição enquanto parceiro na implementação da Bolsa Cabo Verde Digital, reforçando o apoio institucional ao programa e ao ecossistema de empreendedorismo jovem.

O Demo Day proporciona um ambiente de networking qualificado, no qual os empreendedores poderam apresentar os seus projetos, recolher feedback especializado e explorar potenciais parcerias estratégicas, bem como oportunidades de investimento.

Nesta edição, foram apresentados os dez projetos finalistas da Bolsa Cabo Verde Digital, selecionados pelo seu elevado potencial de inovação, impacto social e desempenho ao longo do programa. As startups tiveram a oportunidade de expor as suas soluções perante uma audiência composta por representantes institucionais, mentores, incubadoras e demais atores do ecossistema digital

O júri selecionou os três melhores projetos que foram distinguidos com prémios proporcionais à sua classificação, incluindo a participação em eventos internacionais, equipamentos tecnológicos, conectividade e acesso ao espaço de coworking do Tech Park. Estes incentivos visam acelerar a consolidação das startups e apoiar o avanço para fases mais maduras de validação e crescimento.

O projeto Torneio Tubaron, fundado por Tamiris Évora, Pablo Alves e Adel Paim, está focado no setor dos e-sports e tem como objetivo criar uma comunidade de gamers em Cabo Verde, promovendo a sua participação em competições internacionais.

Por sua vez, a startup Nikopay, liderada por William da Luz, disponibiliza uma aplicação que permite realizar pagamentos e transferências internacionais para Cabo Verde de forma instantânea. A plataforma também oferece às empresas a possibilidade de vender produtos e serviços online, tanto no mercado nacional como no internacional.

Já a startup Cabopay, criada por Igor Monteiro, apresenta uma aplicação de transferências internacionais que utiliza criptomoedas e criptowallets para permitir envios de dinheiro de forma instantânea, com custos reduzidos e elevada segurança.

Durante o evento, Pedro Lopes destacou o impacto do programa Bolsa Cabo Verde Digital, criada para dar apoio aos jovens que estão a iniciar e que querem transformar a sua ideia em negócio e contam com apoio financeiro, mentoria e aquisição de equipamentos.

“Ao longo das seis edições, impactámos mais de 1.000 jovens, com mais de 600 projetos submetidos, 12 parcerias desenvolvidas, mais de 70 mentores envolvidos, 12 áreas de impacto, 7 ilhas participantes, 150 startups e 300 jovens que já participaram nestas seis edições da Bolsa Cabo Verde Digital”, afirmou.

O Demo Day reafirma o compromisso do Governo de Cabo Verde com o avanço da economia digital e com a criação de oportunidades para jovens empreendedores que desenvolvem soluções tecnológicas no país.