Notícias

Governo na ilha do Fogo: A inauguração da expansão e modernização do Terminal de Passageiros e da iluminação da pista do aeródromo de S. Filipe

A ilha do Fogo passa a contar com instalações modernas, funcionais e seguras, garantindo um serviço de melhor qualidade aos passageiros. A iluminação da pista permitirá voos noturnos, com vantagens para a programação dos voos e para evacuações médicas ou outras emergências.

De regresso à cidade de S. Filipe, a tarde/noite ficou marcada de “forma especial” com a inauguração da expansão e modernização do Terminal de Passageiros e da iluminação da pista do aeródromo da ilha. Um investimento importante para o Fogo e para Cabo Verde, valorizado com iluminação LED e ciclovia no acesso ao aeródromo. “Falamos de 8,8 milhões de euros aplicados na expansão e modernização do Terminal de Passageiros, na iluminação da pista e em projetos ambientais no aeródromo”, disse o Primeiro Ministro no seu discurso.

A ilha do Fogo passa a contar com instalações modernas, funcionais e seguras, garantindo um serviço de melhor qualidade aos passageiros. A iluminação da pista permitirá voos noturnos, com vantagens para a programação dos voos e para evacuações médicas ou outras emergências.

“Sei que os cidadãos do Fogo, residentes na ilha, noutras ilhas e na diáspora, estão contentes. É motivo de orgulho para todos os foguenses. Para mim também”, declarou, felicitando os foguenses, no país e na diáspora, por esta obra transformadora do aeródromo de São Filipe.

“Em nome da ética política, com sentido de responsabilidade e respeito pelos cidadãos da ilha do Fogo, deixo claro que não venho prometer voos diretos São Filipe/Boston. Matérias desta natureza não se decidem por impulso ou mera reação política. O que informo é que a TACV está a ultimar os processos para a realização de voos a partir da Praia para os Estados Unidos, no mês de março, e para o Brasil, em maio, desde que todas as condições estejam reunidas”, anunciou Ulisses Correia e Silva.

Entes deste evento, que era o ponto alto da sua visita à ilha do Fogo, o Primeiro Ministro assinalou o arranque das obras da Iluminação Pública LED na via de acesso ao Aeródromo de São Filipe e o lançamento da ciclovia e do percurso pedonal, numa parceria com a Câmara Municipal. “É uma intervenção significativa que valorizará toda a envolvente, melhorará a mobilidade, a segurança, bem como qualifica a imagem urbana. Quem entra e sai do aeroporto deve ter boas entradas e boas saídas, com qualidade, conforto e valorização paisagística”, frisou.

“Estamos a cumprir com o Fogo. Nos seus três municípios, a ilha tem uma marca forte deste Governo, visível na requalificação urbana e ambiental, estradas, água e saneamento, energia renovável, habitação social, valorização turística, reabilitação de escolas, património e novos equipamentos culturais, sempre em parceria com as câmaras municipais”, concluiu o Chefe do Governo.