Notícias

Governo realiza feira de saúde para atletas com a Associação de Voluntariado Médico “Portugal para África”

O Ministro Adjunto para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, visitou ontem, 30 de outubro, à “Feira de Saúde para Atletas” realizada no Gimno Desportivo Vavá Duarte, pelo Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com a Associação de Voluntariado Médico “Portugal para África”.

O principal objetivo da “Feira de Saúde para Atletas” é promover a saúde e o bem-estar dos desportistas locais, fornecendo informações valiosas sobre a prevenção de patologias relacionadas ao desporto.

Esta feira representa um esforço coletivo destinado a capacitar os desportistas com conhecimentos cruciais para evitar lesões, bem como para manter uma saúde física e mental de alto nível.

Durante a visita, o governante agradeceu o valioso trabalho voluntário prestado à Cabo Verde pela Associação de Voluntariado Médico, que também ofereceu formação em “Suporte Básico de Vida”, equipando os atletas nacionais com competências essenciais para lidar com situações de emergência.

O Ministro Carlos do Canto Monteiro reconheceu a importância de aumentar a sensibilização e a conscientização em Cabo Verde sobre as práticas de prevenção e os riscos a serem evitados, bem como os condicionalismos para o rendimento desportivo.

“Este governo está ciente da relevância e dos desafios no campo da medicina desportiva em Cabo Verde. Reforçamos o nosso compromisso de aprimorar substancialmente o Centro de Medicina Desportiva, inaugurado em 2019, até o término deste mandato. Tudo, considerando que a nossa prioridade é fortalecer a sensibilização, prevenção e reabilitação de lesões para atender de forma eficaz às demandas dos nossos atletas” afirmou Carlos do Canto Monteiro.

A visita do Ministro a Feira de Saúde reafirma o compromisso do Governo de Cabo Verde em apoiar o desenvolvimento da saúde dos atletas locais e promover uma cultura de prevenção de lesões e bem-estar no desporto.

A Feira de Saúde para Atletas é contou com 14 médicos de várias especialidades, que compõe a delegação da Associação de Voluntariado Médico “Portugal para África e 3 elementos da equipa organizadora.